Instalaram uma antena de celular no topo do meu prédio, e agora?

Antena de celularantena de celular
Economicamente, alugar o espaço disponível no topo de um prédio residencial ou comercial para a instalação de antenas de celular é uma boa pedida. O valor pode cobrir boa parte dos custos condominiais ou até mesmo sobrar algum dinheiro.

Na contramão da ambição e do bom negócio está a preocupação dos moradores com relação a saúde.

O problema  da antena de celular é o seguinte

A antena instalada no topo de um prédio irá irradiar seu sinal para fora da construção e não diretamente para o prédio, porque seria uma perda de sinal e consequentemente um gasto desnecessário de energia pela operadora.

antena de celular

Acontece que as antenas de celular precisam se comunicar entre si e para isso utilizam antenas direcionais e sinais de micro ondas. Essas antenas são direcionadas de uma estação para outra e é aí que está o problema. Esse sinal que será transmitido de outra antena para a antena do seu prédio irá incidir em boa parte da estrutura do prédio.

antena de celular

Existem relatos de técnicos que realizam a manutenção nessas antenas que falam em sensação de queimadura ao tentar direcionar uma antena de micro ondas em funcionamento.

Para garantir a segurança e a saúde dos moradores é preciso realizar uma medição da intensidade do sinal que incide sobre o prédio, utilizando equipamentos devidamente aferidos e operados por um engenheiro registrado no conselho de classe.

Resumindo.

De uma forma ou de outra, quando a operadora de celular estiver com a necessidade de instalar uma antena de celular na sua região, ela irá colocar de qualquer jeito. Seje no topo do seu prédio, no prédio do vizinho ou até mesmo em uma antena terrestre em algum terreno vago nas redondesas.

Dessa forma, devido as características de transmissão do sinal comentado anteriormente, a posição mais segura para instalar a antena é no topo do seu prédio.

Então corra na frente e tente instalar a antena de celular no seu prédio. Se o prédio vizinho ganhar, você irá receber uma radiação das ondas eletromagnéticas muito mais intensas de ser o prédio vizinho do que o portador da antena de celular.

Leia mais.

Deixe sua opinião.

Gostou, compartilhe!

    Deixe um Comentário