Como Funciona a TV LED

Como Funciona a TV LED

Como Funciona a TV LED

A revolução dos LEDs está chegando e a TV com tela de LED já é uma realidade muito presente nas casas das pessoas dos mais diversos poderes aquisitivos.

Para entender melhor Como Funciona a TV LED vamos descobrir o que é e como funciona um LED.

O que é um LED?

Como Funciona a TV LED

Hoje em dia, qualquer celular ou equipamento eletrônico possui pequenas luzinhas piscando, indicando se o equipamento está ligado ou desligado. Pois bem, isso é um LED.

O LED é constituído de um semicondutor, o mesmo utilizado na contrução do processador do seu computador ou smartphone, só que dopado quimicamente de forma diferenciada, a fim de emitir luz com diversas cores.

Ele já existe a uns 25 anos, só que a grande dificuldade era produzir um LED que emitisse uma grande quantidade de luz e também de diversas cores. No passado só tínhamos LEDs amarelos e vermelhos, hoje encontramos azuis, verdes, rosa, enfim diversas cores.

Hoje podem ser encontrados em faróis de carro, semáforos e até mesmo em lâmpadas residenciais. A grande vantagem é o baixo consumo, cerca de 100 vezes menos que uma lâmpada residencial do tipo comum. O problema é que ainda são mais caras.

Como Funciona a TV LED

Mas como estávamos falando das TVs LED, o princípio é o mesmo. Ao invés de ser utilizado uma fonte de luz semelhante as lâmpadas florescentes, onde essa luz é polarizada e transformada nos pixeis da imagem no caso das TVs LCD comuns, as TVS LED utilizam como fonte de luz um conjunto de LEDs.

Muitos pensam que o pixel da TV é produzido pelo LED, como se cada LED possuísse o tamanho de um pixel. Isso está errado. O LED é utilizado simplesmente para gerar o brilho ou a luminosidade da TV que então é polarizada da mesma forma que uma LCD.

Os fabricantes prometem uma economia de 40% na energia elétrica, uma maior definição de cores e o mais legal, muiiito mais fina.

Conheça também a TV com tecnologia da pontos quânticos.

Gostou, compartilhe!

    33 pensamentos em “Como Funciona a TV LED

    1. Olá!
      O LED existe há mais que 25 anos, pelo que sei. E realmente ele é muito mais econômico que outros emissores de luz, visto que trabalha com pouquíssima corrente. Claro que sua luz não é das mais fortes.
      Não conheço a TV de LEDs, mas deve ser diferente. Não sei da imagem, mas com certeza será econõmica.

    2. Muito legal, eu ainde não possuo uma, mas vi uma em uma loja e babei, fiquei impresionado com a qualidade das imagens, como sou curioso e gosto de me manter informado rsrs, fui perguntar ao vendedor o preço e o impressionate é que não esta muito caro nao, na faixa de R$6.500 7.000, comparando com os preços de quando foram lançados os Plasmas e LCD que era ate 18.000 uma de 42.

    3. como pode hein a tv tem 3 cm de espessura e ser tão completa
      4 HDMI(high definition multimedia interface)
      full hd(1080p)
      e mto mais
      ela e mto boa
      + por enquanto o preço ta salgado

      40´´ a R$4600,00

    4. Ahá! Pensou que tinha esquecido de você? É que tive problemas existenciais (?) e fiquei meio que eremitado. Mas estou voltando a visitar blogs interessantes para deixar meu alô.

      Como sempre, toda vez que venho aqui, aprendo mais coisas. Essa explicação do funcionamento da TV Led eu estava buscando faz tempo. Valeu.

      Abraços

    5. LED também tem uma velocidade de chaveamento muito rápida em relação a TV de Plasma. podendo fácilmente ultrapaçar os 600hz de de varredura. pra finalizar o mega contraste hoje existente é fichinha para o LED.
      Uma TV LED consegue facilmente em qualidade superar a TV Plama e a TV Lcd.

    6. Oiê Sarita! Passei aqui pra te desejar um bom dia! E também para avisar que tem um Selinho pra você lá no meu blog. Espero que goste de selinhos.
      Beijão no seu coração e fica com Deus.

    7. Gente, LED TV não utiliza LEDs para montar a matriz de imagem, continua sendo LCD porem ao invés de utilizar luz fluorescente para gerar o brilho de fundo utiliza-se LEDs, como se fosse o display de seus celulares, mais continua sendo LCD, então não implica em resolução só em economia. Mais como utiliza uma malha de LEDs no fundo, por toda a extensão do LCD e como esses LEDs são controlados independentemente consegui-se desligar os LEDs em pontos onde se gera a cor PRETA no LCD dando um maior contraste na imagem. SIMPLES ASSIM.

    8. Nossa cara… que post fraco.

      Com um título desses eu achei que encontraria uma explicação minuciosa, esquemas, figuras…

      Não tem absolutamente nada escrito.
      Ow, pesquisa mais, meu….

      Tem wikipedia, tem sites mais confiáveis que falam sobre os LEDs…
      http://eletronicos.hsw.uol.com.br/led-tv.htm
      http://books.google.com/books?id=0H4bWIpaXb0C&pg=PA255&dq=lighting+emission+diode&hl=pt-BR&ei=op8BTbjYCcH88Ab7ztnyAg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDQQ6AEwAA#v=onepage&q=lighting%20emission%20diode&f=false

    9. Muito bom seu post para leigo, como disse o Viking não é um conteudo aprofundado mas para esclarecer pro usuario final é bom, alias quem quiser um conhecimento mas amplo faça um curso tecnico!! Parabens!!

    10. Passei para dizer que você esqueceu de comentar que as erradamente chsmadas TV LED(Olha o processo na Ingraterra contra a sansung ai gente!) são na verdade LCDs LED, ou seja telas LCDs com retro-iluminação LED ao contrario da tecnologia LCD convecional que usave lampadas de catodo frio(familia das fluorescentes) e sim as telas evoluem mas uma tela com iluminação por LED produz uma imagem de melhor qualidade em brilho e contraste, e se torna fina pois não precisa do enorme FL Inverter para acionar as lampadas de catodo frio(A a excessao sao os notes cujo fl inverter e mais compacto mais isso se relaciona com a necessidade de potencia, LED e uma descoberta Russa 1920!

    11. Não existe e nunca vai existir tvs de led a tecnologia led nao permite, porem ja existem as OLEDs organic LEDs e AMOREDs o led organico, elas e que permitiram fazer telas com ate a finura do papel, sao caras ainda!

    12. TVs de plasma são melhores, possuem mais qualidade, a desavantagem e o consumo de energia que e muito alto, uma tv de plasma de 50 polegadas pode chegar a 500 Watts, a tecnologia plasma tambem nao permite que as telas sejam pequenas, elas ja foram limitadas a 8xx por 4xx não me lembro os valores, hoje ja vivemos a era das novas tvs plasma com resoluções muito maiores! E SÃO AS TVS DE PASMA QUE TRABALHAS COM FREQUENCIAS DE 600 Hz! LCDs E LCDs LED TRABALHAM ATUALMENTE A 120 Hz!

    13. Para um usuário leigo, este artigo
      está muito bom!
      A questão principal das TV LCDs LED
      é principalmente o consumo de energia
      que hoje em dia é bem importante, é um fator primordial na hora da compra! Parabéns pelo blog.

    Deixe um Comentário