Como Funciona a Memorização

Memorização são técnicas utilizadas para armazenar informações importantes na nossa memória de longo prazo, para que essas informações sejam aproveitadas quando necessário. Acompanhe até o final e descubra porque, mesmo mal introduzida no Brasil, essas técnicas já mudaram a vida de muitas pessoas.

Memorização

  • Preconceitos sobre a Memorização
  • Memorização é decoreba?
  • Muito além da Memória

Preconceitos sobre a Memorização

Memorização

Assim como a PNL (programação neuro linguistica), as técnicas de Memorização foram muito mal introduzidas no Brasil. Ao invés de serem conhecidas como técnicas de Estudo, a memorização foi utilizada como prática circense, onde pessoas testam a sua capacidade de memória diante das câmeras de televisão nos mais váriados tipos de programas.

Dessa forma muito se julga a utilizade dessas técnicas para o Estudo, porque ninguém vai concluir uma faculdade decorando sequencia de números ou cartas de um baralho.

Memorização é Decoreba?

memorização

Muito se fala que de nada adianta memorizar determinada matéria ou fórmula, mas o principal é entender e aprender. De certa forma essa informação está correta, não conseguimos memorizar aquilo que não se entende.

Decorar é simplesmente uma forma de guardar na memória informações sem sentido para depois serem repetidas em algum teste. Isso geralmente não é muito eficiente, porque nosso cérebro tende a esquecer informações que não nos fazem muito sentido.

As informações na nossa mente são gravadas por sinapses neurais que podem ser fortes, ficando bastante tempo armazenadas na memória, ou fracas e logo esquecidas.

Para que uma sinapse se torne forte e as informações não sejam perdidas com o tempo é necessário que essa informação nos faça sentido. Que ela esteja associada a outras coisas que já foram aprendidas antes, ou então que faça parte de algo na sua vida ou no seu cotidiano.

A utilização de todos os nossos sentidos, como visão, audição, olfato e tato fazem com que as sinapses sejam criadas de forma mais forte e as informações gravadas na memória de longo prazo com mais facilidade.

Muito além da Memória

memória

A memoriação não é uma técnica mágica, em que depois de ler um livro acadêmico você nunca mais irá esquecer das informações.

Muito além de decorar, são técnicas de estudo, onde se conhece de forma aprofundada como funciona a nossa mente e como utilizar esse funcionamento a nosso favor.

Ansiedade, brancos de memória, são alguns dos efeitos colaterais que muitos estudantes passam ao não entender como seu cérebro funciona e quais as formas mais eficientes de estudar.


Uma pessoa que perde as coisas como a chave de casa, os óculos, etc, não é uma pessoa de memória fraca e sim uma pessoa com falta de atenção. Experimente colocar o seu guarda-chuva em uma gaveta diferente e ao mesmo tempo dizer a tabuada mentalmente. Garanto que no dia seguinte não irá saber onde está o guarda chuva.

O ambiente, o horário, a fome, a sede, os ruídos, etc, podem interferir em muito na qualidade do estudo. Também estudar muitas horas não é a mesma coisa que estudar com qualidade.

Encontrei um vídeo gravado por um especialista em Estudo e Memorização onde ele explica quais os erros graves que os estudantes cometem e como evitá-los. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Gostou, compartilhe!

    5 pensamentos em “Como Funciona a Memorização

    Deixe um Comentário