Controladores de velocidade tipo pardal são equipamentos fixos instalados em rodovias ou avenidas e ruas de grande movimentação e com possibilidade de trafegabilidade em alta velocidade. Eles detectam a velocidade do veículo através de lastros instalados no asfalto, tirando uma foto da placa do veículo que trafegar acima da velocidade permitida naquele trecho.

 

Existem alguns tipos diferentes utilizados pela fiscalização de trânsito e cada um deles possuem a sua própria forma de operação.

Venho aqui neste artigo explicar o funcionamento dos controladores tipo pardal.

Inicialmente vamos caracterizar cada tipo de controlador.

 

Lombada Eletrônica

 

controlador de velocidade

 

A lombada eletrônica é caracterizada pelo painel em que a velocidade que estamos desenvolvendo no nosso veículo é sinalizada no próprio controlador.

Geralmente a velocidade permitida é menor que em um pardal e são utilizados em regiões onde existe um grande fluxo de pedestres.

 

Controlador de Velocidade – pardal

 

controlador de velocidade

 

Esse é um controlador de velocidade mais utilizado atualmente. Como pode-se observar ele possui uma antena no topo para transmissão das imagens, uma placa de alimentação por energia solar na direita e dois orifícios na parte frontal.

Esse dois orifícios no controlador de velocidade são utilizados para posicionar a lente da câmera e o flash infravermelho.

 

Controlador de Fluxo

 

controlador de velocidade

 

Muitas pessoas confundem o controlador de fluxo da foto acima com um controlador de velocidade tipo pardal.

Essa confusão acaba gerando um pequeno congestionamento, porque não existe uma sinalização clara do limite de velocidade no trecho, como ocorre nas proximidades dos controladores de velocidade.

O controlador de fluxo nada mais é do que um sistema que conta a quantidade de carros que passam por minuto na rodovia.

Eles são responsáveis pela informação que os telejornais mostram quando dizem que determinada rodovia está atualmente com 80% da capacidade e tantos carros por minuto.

 

 

Como Funciona o controlador de Velocidade tipo Pardal

 

Os pardais possuem sensores colocados no asfalto, antes ou depois do poste onde está localizada a câmera. Conforme o posicionamento são retiradas fotos da placa dianteira ou traseira do veículo.

Na foto abaixo, pode-se verificar o posicionamento dos sensores colocados no asfalto.

controlador de velocidade

A imagem acima é somente para exemplificar o posicionamento dos sensores no asfalto, porque  ela não se trata de um pardal e sim de uma lombada eletrônica que é um pouco diferente.

 

No poste onde é instalado o controlador de velocidade também é fixada a câmera, o flash e uma caixa a prova de balas em que fica armazenado um microcomputador. Nesse computador roda um software que tira e armazena as fotos dos veículos.

Existem alguns mitos nos pardais, como por exemplo o flash, que algumas pessoas dizem que ao passar em alta velocidade viram o disparo, como uma máquina fotográfica comum. Mas acontece que esse flash é infra vermelho e o seu disparo nós não conseguimos enxergar.

Veja também: O que é o freio ABS com EBD.

 

Medição da velocidade

 

Outra questão é com relação aos 3 sensores instalados no asfalto, o primeiro deles detecta a presença do veículo e sempre tira a foto, o segundo e o terceiro são responsáveis por medir a velocidade e então o software decide se a foto será armazenada ou deletada.

Os sensores são em forma de indutores, por isso o seu formato quadrado no asfalto. Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal.

 

A multa

 

A demora para surgir a multa na nossa casa é devido as fotos ficarem gravadas no HD do computador, para os controladores de velocidade modelos mais antigos.

Nesses controladores de velocidade os funcionários da empresa responsável pelos equipamentos precisam recolher as fotos se deslocando diretamente ao local do equipamento.

Os modelos mais modernos de pardais possuem uma antena, nestes casos as fotos são transmitidas sem intervenção humana, o que torna o processo da geração da multa mais rápido.

Mesmo prestando atenção em todos os detalhes durante as viagens, nesse último verão me deparei com uma multa de trânsito. Graças a ajuda de um amigo, consegui reverter essa multa em advertência. Isso me poupou uma boa grana além de pontos na carteira.

 

Para não ficar muito grande esse post, aqui eu explico melhor como fiz para reverter essa multa. Continuar>>>>>

 

 

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

34 Comentários

  1. Geraldo Magela da Silva disse:

    Só se fala em multas, mas quando vão duplicar as BR? Sabemos que o dinheiro não e investido nas rodovias porque as mesma não tem boa condição para trafegar.São maus sinalizadas, buracos, placas cobertas por matos.Os radares são só pra arrecadar dinheiro ou para diminuir os acidentes. So isso não resolve. Precisa de duplicar as rodovias.E ai vão fazer quando??????

  2. admincomofunciona disse:

    Tecnicamente não. Mas sempre tem a chance de mudarem a tecnologia.

  3. Meire disse:

    Como funciona: Por favor me esclareça uma duvida. Já vi em estradas mão dupla com radares ou similares /paralelos o carro em alta velocidade (acima da velocidade permitida) passar pela pista contraria. o radar desta pista não vai identifica-lo?

  4. Ema disse:

    Muito show esse blog. A situação financeira está complicada. Curti esse filminho sobre como arranjar uma graninha a mais fazendo videos no youtube. Quero que dê uma mão para alguém por ai. https://www.youtube.com/playlist?list=PLEtEtE3JUy6-fiLp7YRidSEsN8saUQikY?sub_confirmation=1

  5. Carlos Barbosa disse:

    Eu tenho uma dúvida. Os pardais podem marcar a velocidade errada?
    Por que passei por um há 47 e ele mediu 77, a multa pode vir mesmo assim? Como posso recorrer?

  6. Anônimo disse:

    É so tampar a placa

  7. Anônimo disse:

    Contrate já o Melhor orientador!

    MelhoroSuaMonografia.com.br

    61 8423 6000

  8. Como Funciona disse:

    Eu sou muito a favor da utilização de pardais e radares móveis. Porque quando estão funcionando me protegem da imprudência alheia.
    Se a pessoa de matar sozinha ou todos os ocupantes do seu carro pelo excesso de velocidade tudo bem, porque foi um risco que ele quis correr. Agora colocar em risco a vida de pessoas em outros veículos que não tem nada a ver com a situação é bem diferente.

  9. Como Funciona disse:

    Lícito é, mas não funcional como descrito no post.

  10. Anônimo disse:

    Poço sem fundo de arrecadação e controle. Devem ser colocados em locais de risco e bem sinalizados.

  11. Anônimo disse:

    Pode a câmera voltada para um sentido capturar a imagem da via oposta ? É lícito ?

  12. Anônimo disse:

    Poderia me informar pelo 61 8423 6000 como driblar os pardais. Afinal, o objetivo com os pardais é driblar nosso dinheiro.
    MelhoroSuaMonografia.com.br

  13. Como Funciona disse:

    Pois é. Essa informação eu não tenho. Até porque se fosse divulgada abertamente alguém já teria inventado alguma forma de burlar.

  14. Jhunnynho disse:

    Tem um trecho q vc diz o seguinte:

    "Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal."

    Vc tem ideia de quantos quilos eh necessário para fazer um pardal detectar o veiculo?

  15. Anônimo disse:

    É uma vergonha os governos ainda autorizarem pardais e radares. Sob o pretexto de segurança, esses equipamentos violam nosso direito de ir e vir. Além de produzir dano economico a população. A antiga lombada de asfalto e os vibradores tinham a mesma e boa função, mas não davam lucro as mafias dos radares e lombadas.
    Cadê a promotoria? Cadê a polícia federal?

  16. Anônimo disse:

    Aqui em Fpolis-SC ate meses atras, os pardais eram utilizados com flash luminoso! Mtas vezes nos viamos o clarao! Principalmente na Beira mar norte, onde sempre passava um apressadinho.. e dalhe foto de recordacao e uns $$$$$$$$$ jogado fora…

  17. Vitor disse:

    Olá, queria saber se ao passar no sentido contrario pelos sensores ele vai multar. Acontece que eu estava numa pista reversivel e passei acima do limite por eles.

  18. Marcelo disse:

    Tem pardais que disparam flash sim, não é mito. Eu já vi vários.

  19. jenny disse:

    oi! você sita o funcionamento do controlador de velocidade tipo pardal, poderia me dize qual sao os outros tipo de controlador de transito e o funcionamento deles? e ate o circuito ou algo assim.
    gostei muito da explicação e tima um otimo intendimento!
    aah e onde eu vejo o seu poste sobre oq procuro?
    beijo

  20. jose inacio disse:

    Eu também já vio tar frashe. Vinha eu no meu cavalo de Sampa, e deu uns deiz frashe. Cheguei até comentar com a véia: ´´ eita que vai chovê esta noite´´.!!!

  21. jose inacio disse:

    Oigalê Tchê!! Gostaria de saber se depois de tirar a foto do meu cavalo, se eu tocar fogo no poste da câmara fotográfica, se vai ficar armazenado a foto? Até quanto tempo depois posso lascar fogo?

  22. Anônimo disse:

    Olá…gostaria de saber ..quanto tempo demora para a multa aparecer na consulta que faço com o numero do renavam..???levei uma multa em uma loombada eletronica ..obrigada !

  23. Anônimo disse:

    Esse troço do flash existi sim, já vi e vejo quase todo dia esses flash diparando, dirijo o dia inteiro em Brasília, inclusive a noite é bem visível muito semelhante à máquina fotográfica tradicional.
    filethinho@hotmail.com

  24. José Maria Filho disse:

    Mas eu mesmo já vi o flash sendo disparado, como uma máquina convencional. Tava com o carro ainda sem placa e passei de propósito com velocidade superior.
    Isso não é mito!!

  25. Anônimo disse:

    Gostaria de saber se técnicamente há uma velocidade máxima acima da qual o radar não consegue fazer a captura da imagem. Também gostaria de saber se há uma câmara registrando imagens continuamente.
    herbertrichert@terra.com.br

  26. É, realmente não é muito confiável. Até porque a tecnologia empregada não é muito avançada e principalmente a manutenção e transporte das informações.
    falow.

  27. Anônimo disse:

    Gostei das informações postadas sobre os pardais. Mas gostaria que ajudasse a tirar uma dúvida?. Tempos atraz, passei por um destes equipamentos que regula a velocidade em 40Km, passei com velocidade menor, mas na ocasião, lembro que outro veiculo passou com velocidade superior.Fiquei preocupado, pois percebi que o sistema foi acionado. Tempos depois recebi multa, com fotografia somente do meu veiculo, o causador do problema não aparecia na foto. Junto ao orgão regulador, nada pude provar. Onde está a confiança nestes equipamentos.
    Silvio.
    Silvio.

  28. bem interassante! as pessoas sempre falam sobre flash e dizer ver os disparos… agora entendo pq nunca vi algum! rs

  29. Belatrix disse:

    Oi Sarita!
    Tem um meme pra vc lá no meu blog…
    Bjs…

  30. Bala Salgada disse:

    Vou contar para meu irmão maluco que já tomou muitas multas.

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    Um forte abraço,
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  32. Oi Sarita,
    Interessante as suas explicações. Temos que ficar atento as esses pardais, senão seremos surpreendidos.
    Abraços.