Como funciona o farol xenon

Farol Xenon, existem algumas dúvidas com relação a esse sistema, se é proibido utiliza-lo ou não. Assim como também existem muitas imitações, os famosos faróis xinelon.

farol xenon

Diferentemente dos faróis com lâmpadas comuns, que geram luminosidade através da incandescência do seu filamento, o farol xenon se utiliza de um bulbo, onde lá dentro existe um composto de alguns gases. O principal gás que compõem esse bulbo é o gás xenônio, por isso o nome da lâmpada.

Esse gás quando é submetido a uma grande diferencia de potencial elétrico, produz luz. O principio é parecido com uma lâmpada florescente utilizada em casa. Por isso que um farol xenon precisa ter um reator e não simplesmente ligada aos 12V da bateria do carro.

 

Nas lâmpadas comuns, o farol alto é gerado utilizando-se de um segundo filamento dentro da mesma lâmpada, o que não é possível em um farol xenon. Para resolver esse problema, somente utilizando uma lâmpada para farol alto e uma para baixo, o que encarece bastante o sistema, pois será necessário um reator para cada lâmpada. Uma solução que já existe hoje são lâmpadas que possuem refletores que mudam de posição, dando o efeito de farol alto e baixo.

 

 

Farol Xenon é Proibido?

Atualmente os faróis com o sistema Xenon só podem ser utilizados em carros que vem com o sistema instalado de fábrica e importados. Não é permitido adaptar e instalar o sistema nos carros, assim como também não é permitido instalar faróis xenon nas fábricas Brasileiras.

Conheça a Lanterna que já foi proibida no Brasil

Como funciona o farol xenon

Para quem tem dúvidas se é proibido a utilização ou não, acessem o site do detran e tirem suas próprias conclusões.

farol xenon

O que deveria ser realmente fiscalizado e eliminado são aquelas lâmpadas xinelon, onde o pessoal que não tem grana para comprar uma xenon, colocam lâmpadas comuns de filamento com o vidro azul, que ofusca pra caramba os olhos do motorista que trafega no sentido contrário.

Infelizmente alguns amigos meus acabaram recebendo multa por utilizar faróis desse tipo, inclusive um amigo que possuia um carro que já vinha de fábrica.

Na hora ele não discutiu com o agente de trânsito, porque sabia que aquela multa era completamente ilegal e iria reverter facilmente. Continuar lendo >>>>>

Gostou, compartilhe!

    12 pensamentos em “Como funciona o farol xenon

    1. Olá

      Parabéns pelo blog, um espaço onde é possível aprender algo.
      A questão do faróis xinelon são bastante incomodativos enquanto conduzimos e nos cruzamos com viaturas que fazem uso deles.

      Cumprimentos

      SP

    2. “Diferentemente dos faróis com lâmpadas comuns, que geram luminosidade através da fluorescência do seu filamento…”

      Muito bom o post, mas pecou quando disse FLUORESCÊCIA de seu filamento, o correto seria INCANDESCÊNCIA, daí o tipo da lâmpada ser incandescente.

      At. Fabiano

    3. Nossa, dizer que as lâmpadas com o vidro pintadas de azul ofuscam foi feio, e pior ainda foi dizer que são lâmpadas de xenônio. Essas lâmpadas pintadas de azul são lâmpadas halógenas comuns, só que com o vidro pintado de azul a luz não sai amarela, e sim branca. Não tem nada de mais nessas lâmpadas.

      Lâmpada por descarga de gás (xenon) é outra coisa.

    4. Peço desculpas pela minha falta de atenção. Entendi errado o que escreveu, e disse que você falou que as lâmpadas azuis eram xenon.

      Mas, dizer que elas ofuscam, de qualquer forma, foi ruim.

    5. heheh, fica tranquilo.
      Quando eu disse que elas ofuscam é uma opinião pessoal. Eu pessoalmente prefiro passar por um carro com lâmpadas comuns que um de xenon.
      Eu acho ruim.

      Falow.

    6. Minha Experiencia Com XENON Foi Traumatica
      Veiculo Apriendido Para Regularização!
      5 Pontos Na Carteira e 128,90 De Multa

      OBS.: Meu Foi Original

    7. O problema dos xenon que não vem de fábrica está na instaleção e regulagem da altura do foco. Diz o código de transito que o foco da luz não deve ultrapassar a altura do retrovisor do veiculo em sentido contrario. Essas regras não são respeitadas por isso o grande número de multas e apreenções. Qualquer potencia acima de 6000k do xenon é ilegal perante os olhos da lei. Isso não é certeza mas se no código diz isso pra que arriscar algo além disso.

    8. Acaba ocorrendo o mesmo problema das películas nos vidros. Existia um percentual aceitável mas a polícia não tinha como medir e determinar cada caso.
      Falow.

    9. muiito legal o post! 😉

      Uso xenon na minha phoenix' fiquei muito satisfeito porque ilumina muito bem, o meu são duas fases, o xenon e uma lampada que fica ao lado incandecente(baixa)que é acionada ligando o motor da moto. já o farol xenon é ligado na bateria da moto.

    Deixe um Comentário