Como funciona o sensor de chuva do limpador de para brisa

Sensor de chuva do limpador de para brisa , uma ferramenta moderna e eficiente de auxilio ao motorista.

sensor de chuva do limpador de para brisa

     Atualmente muitos carros ditos não populares, ou seja, de linhas mais sofisticadas, possuem limpadores de pára-brisa inteligentes, com sensor de chuva. Quando o pára-brisa é molhado, automaticamente o limpador é acionado, não precisando da intervenção do motorista na alavanca ao lado do volante.

maxresdefault

Testes para Eliminar a Utilização do Limpador do para brisa:

     Algumas pesquisas e testes já foram feitas para eliminar a utilização do limpador de para brisa, uma delas foi o desenvolvimento de uma película onda a água não ficava acumulada e logo em seguida um outro sistema, que utilizava do ultra som para quebrar as gotas, eliminando-as do vidro.

     Esses sistemas apresentaram muitos problemas, o que acabou não sendo comercializado e popularizando-se. Já o sensor de chuva como forma de automatizar os limpadores de pára-brisa estão indo muito bem obrigado.

Funcionamento do sensor de chuva do limpador de para brisa:

sensor de chuva do limpador de para brisa

     O sistema funciona com a utilização do fenômeno físico da refração total. No canto do para brisa perto do espelho retrovisor é fixado o sensor de chuva. Esse sensor de chuva emite uma luz infravermelha em um ângulo de 45 graus em relação ao vidro, ocasionando a refração total, em que é medida a quantidade de luz recebida pelo sensor de chuva. Quando existem gotas no vidro, essa refração é prejudicada, desviando o raio de luz para outras direções, diminuindo a incidência sobre o sensor de chuva, que aciona o sistema do limpador de pára-brisa.

     Esse sistema sensor de chuva do limpador de para brisa é inteligente, pois além de ser acionado os limpadores, a sua velocidade também é regulada através de um software, conforme a quantidade de água acumulada sobre o vidro, a fim de deixar sempre uma visão nítida para o motorista.

      Você tem esse sensor de chuva no seu carro?

      Então deixe o seu comentário sobre ele.

Gostou, compartilhe!

    27 pensamentos em “Como funciona o sensor de chuva do limpador de para brisa

    1. É PESSIMO O ATENDIMENTO DO SOLAR DO TENORIO, ESTA POUSADA FICA NA RUA MARIA CRISTINA,43 PRAIA DO TENORIO-UBATUBA É DE UMA CONTRUTORA CHAMADA CEL-CONTRUTORA QUE FICA EM SÃO PAULO. A DONA CHAMADA LENILCE É GROSSA ,MAL EDUCADA,ESTUPIDA. O CASEIRO DA POUSADA NOS RECEPCIONOU COM GROSSEIRIAS, FORA QUE O CHALÉ É QUENTE E TEM COCÔ DE BARATA, A PICINA ESTAVA SUJA COM CHEIRO ESTRANHO, O CASEIRO NÃO DEIXA FILTRAR A ÀGUA. CHEGAMOS LÁ POR VOLTA DA 22:OOHORAS NA SEXTA DE CARNAVAL SEM A CHAVE E SEM ENDEREÇO (QUE ACABEI PEGANDO NO SITE DELES PORQUE NA SEXTA-FEIRA NINGUEM MAIS ATENDIA)O CASEIRO ACHOU RUIM PORQUE ESTAVAMOS ENCOMODANDO

    2. Tenho um polo Sedan 12/12,sempre deixo a alavanaca do limpador no temporizador,quando desligo o carro e ligo novamente,e saio na chuva, o limpador só aciona se eu mover a alavanca, novamente.Isso é normal?ou esta com poblema.

    3. Acho que isso é uma proteção. Para evitar que o usuário esqueça de desligar a alavanca e o sistema do limpador fique ligado.
      Isso é utilizado em aparelhos eletrônicos quando desligados da tomada e religados voltam ao estado desligado para evitar acidentes.

    4. Tenho no meu 308, o sistema é muito bom, só que as vezes liga no maximo quando esta com pouca chuva.., mas sempre tem que ligar no modo auto toda vez que começa chover, isso é normal.

    5. Tenho um Fluence com sensor de chuva e deixo sempre ligado, assim como o sensor crepuscular. Posso selecionar a sensibilidade, deixo sempre no mínimo, assim ele não liga por qualquer gotinha. Funciona muito bem, ainda não tive problemas…

    6. Tenho um Vectra que tive que trocar o para-brisa. Depois desta troca o sensor está funcionando mal. Pode ser a falta de gel? Quem trocou para mim disse que era normal mas sei que não é. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Um abraço! Ronaldo

    7. Tenho um Vectra que tive que trocar o para-brisa. Depois desta troca o sensor está funcionando mal. Pode ser a falta de gel? Quem trocou para mim disse que era normal mas sei que não é. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Um abraço! Ronaldo

    Deixe um Comentário