Como funciona uma impressora pdf

Como funciona uma impressora pdf

Nos últimos tempos têm se popularizado muito os arquivos PDF. Quem não tem em seu micro, algum software instalado para ler arquivos pdf? E quem nunca baixou algum texto de algum site e ele estava em pdf?

Existem muitas formas e tipos de gerar arquivos pdf, como arquivos protegidos contra cópia, arquivos que não podem ser impressos, etc. Assim como também existem muitos softwares para quebrar esse bloqueio.

Mas afinal de contas, como gerar um arquivo pdf?

Uma forma de gerar um PDF é através de um programa gerador de pdf ou as chamadas impressoras pdf.

 

 

Esses programas são chamados de impressoras pdf simplesmente porque se comportam como uma impressora.

Ao instalar um software criador de pdf como o pdf redirect, ele cria uma impressora junto das suas impressoras já instaladas no windonws. E como uma impressora ela funciona como tal.

Na imagem abaixo pode-se verificar uma impressora pdf instalada juntamente com uma impressora HP. A impressora pdf está marcada como padrão pelo check verde.

Como funciona uma impressora pdf

Como funciona uma impressora pdf

Ao mandar imprimir qualquer arquivo, você pode selecionar essa impressora pdf, que o arquivo será gerado como uma folha impressa em sua impressora normal. Tudo o que você pode imprimir em papel pode ser gerado em pdf.

Existem vários aplicativos diferentes e cada um deles funciona também de forma diferente, como ocorre com as impressoras físicas de marcas diferentes.

Alguns aplicativos salvam os arquivos PDF diretamente em uma pasta selecionada na sua instalação. Já o pdf Redirec abre uma tela adicional com algumas opções para que você possa digitar um nome para o arquivo e selecionar onde ele será salvo.

 

Veja também: Como diminuir o tamanho de um arquivo PDF. Selecionamos 10 melhores formas

Dessa forma não é mais necessário guardar pilhas de extratos bancários, contra-cheques, certidões negativas, etc. Simplesmente guarde os arquivos em pdf. O planeta agradece.

Inclusive fotos podem ser impressas em formato PDF, dessa forma reduzindo o tamanho e qualidade para que seja mais fácil de enviar por e-mail.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

7 Comentários

  1. Nael Melo disse:

    Gostei muito do seu blog, um estilo simples mas bastante eficas. Você esta de parabéns!

  2. Márcio Lima disse:

    Existe outros recursos para criar um pdf. O editor de texto do google docs já permite salvar arquivos em formato PDF e o Office 2007 também é dotado do mesmo recurso. Uma ótima dica e parabéns pelo blog.

  3. ivandro disse:

    Informação bem importante por seu contexto educativo li com atenção ja vi aqui a gente aprende muito valeu obrigado.

  4. Olá, Sarita

    Vi que você divulgou um de meus posts no diHitt. Só tenho de lhe agradecer pelo gesto amigo. Desculpe-me se não tenho visitado seu blog, mas estou com o tempo meio curto para tantas coisas que estou fazendo.
    Suas dicas de como as coisas funcionam são excelentes. Vou colocar seu blog no meu Favoritos.

    Abraços

  5. Olá.

    É muito esclarecedora esta informação.
    Com certeza, com o desenvolvimento de softwares cada vez mais necessários às nossas necessidades, a tendência é que os atuais residuos causados pelo uso de objetos físicos sejam minimizados.

    Um abraço.

  6. Bem, amigo,
    Preciso me aprender mais acerca des impressora. Guardo uma montoeira de documentos e penso que poderia digitalizar tudo e guardar num único CD/DVD. Mas não estou certo se legalmente isto teria valor. Por precaução, guardo os originais.
    Seu post me ajudará a dar o “pontapé” inicial.
    Abraço.