O Crime Compensa

O crime compensa nos parece ser uma ideia distante, logo pensamos em marginais, corruptos ou qualquer criminoso que encontramos nas páginas dos jornais. O que não nos damos conta é que realizamos essa ponderação diariamente em nossas vidas e em nosso cotidiano.

 

o crime compensa

Na década de 50, os crimes eram cometidos na sua maioria com motivação alimentar. Hoje em dia são cometidos com um sentimento de consumo. Eu roubo não porque preciso sobreviver, mas porque quero possuir aquilo que você possui. Também quero ter a posse daquele iphone 6 que você tem como se fosse uma injustiça eu não conseguir ter um iphone também.

A partir daí os crimes começam a ficar cada vez mais violentos, onde pagamos com a vida por alguns trocados ou um par de tênis. O criminoso faz o juízo de ponderação e conclui que o crime compensa.

O Crime Compensa no meu dia a dia

o crime compensa

Vamos falar um pouco do trânsito. Você é uma pessoa que respeita os limites de velocidade? Será que de forma invonluntária não está fazendo um juízo de que o crime compensa da mesma forma que um assaltante?

Andar a 120Km/h em uma rodovia onde o limite é 80Km/h vai me fazer chegar no destino de forma mais rápida. Eu assumo o risco das multas, infringindo uma lei de trânsito e nesse momento realizo a ponderação de que o crime compensa naquela hora.

O Crime Compensa na lava jato

o crime compensa

Temos a certeza que corruptos que desviaram milhões dos cofres públicos devam ser julgados, condenados e paguem pelos crimes, mas será que tudo isso trará bons resultados para o Brasil?

Criminosos como o José Dirceu, que mesmo condenado e preso no mensalão continuava cometendo crimes que foram descobertos na lava jato, são exemplos a serem seguidos para que cada vez o número de corruptos aumente mais.

Até eu ficaria preso por 2 anos em regime fechado e depois mais uns 4 domiciliar na minha mansão com todo o conforto e o dinheiro que me sobrou. É um valor muito pequeno a se pagar pelo crime cometido.

Será que não existe pessoas copiando os passos de José Dirceu após realizar a análise e chegar na conclusão que o crime compensa?

A Educação resolve?

o crime compensa

Até poderia, se não estivéssemos insistindo em ensinar quem não quer aprender. O jovem e a criança são muito imediatistas e querem consumir mesmo antes de ter a condição de adquirir. Muitas vezes tomando o atalho do crime ou então da frustração e consequentemente a depressão.

Precisamos encontrar uma forma para que nossos jovens queiram estudar e aprender. Uma forma em que eles mesmo cheguem a conclusão que não existe nenhum atalho que valha a pena e que a única alternativa para o consumo é estudar.

O mundo do crime e dinheiro fácil acaba se tornando uma alternativa mais rápida que o estudo. Porque? Eu respondo, porque o crime compensa.

Não adianta investir na educação da forma que for, seja aumentando salário de professor ou construindo escolas, enquanto os alunos tiverem na mente que o crime compensa.

Todos os nosso problemas no Brasil seriam resolvidos se ninguém conseguisse parar, ponderar e chegar na conclusão que o crime compensa.

Leia também: A Matemática do Crime.

Deixe seu comentário.

 

 

Gostou, compartilhe!

    Deixe um Comentário