Porque um balão faz barulho quando estoura

Balão.

balão

A questão de hoje é a seguinte: Porque um balão, ou qualquer outro recipiente, faz barulho quando estoura? Na verdade ele não faz barulho nenhum, é o nosso tímpano que reage gerando esse ruído, um fenômeno natural.

Todo recipiente como um balão, um pote com tampa, um saquinho plástico ou um pneu, que são capazes de suportar uma pressão interna maior que a externa, ao serem rompidos abruptamente, geram um ruído de explosão. E esse ruído não é gerado quando ele é aberto suavemente.

Balão e Propriedades do Som

Como sabemos, o som nada mais é do que um deslocamento de ar, podemos perceber quando falamos, pois liberamos uma quantidade de ar pela boca. Da mesma forma podemos perceber esse efeito em um alto falante. Colocando um copo plástico na sua frente quando ele está em funcionamento, iremos perceber que o copo, vazio é claro, irá se movimentar.

Por ser um deslocamento de ar, o som de um show por exemplo, pode ser ouvido de mais longe ou mais perto, dependendo da velocidade e direção do vento. Tudo isso com a mesma potência sonora.

Se as caixas de som do show estiverem direcionadas na sua direção e você estiver bem longe, se o vento estiver assoprando para a sua direção você irá conseguir escutar. Se o vento estiver na direção oposta o som abafa e morre.

Como o vento não é constante, pode ocorrer o efeito doppler. Que é quando as ondas sonoras se defasam. Por isso que o som pode ficar mais grave ou mais agudo.

Esse efeito doppler ocorre quando um carro com som alto passa ao nosso lado. A medida que o carro vai se afastando o som vai ficando mais grave.

Mas porque a explosão do balão? Quanto mais abrupto essa liberação do ar preso na seu interior, maior será a onda de ar que irá se dirigir ao nosso tímpano, que é muito sensível. Uma vez o tímpano sendo atingido, ele irá gerar o ruído da explosão.

Leia mais.

Não esqueça de deixar sua opinião sobre esse post nos comentários.

 

Gostou, compartilhe!

    16 pensamentos em “Porque um balão faz barulho quando estoura

    1. Desculpe minha cara mas esta matéria não faz sentido. Quando uma balão estoura ele faz barulho sim e o nosso tímpano detecta este barulho. Se você quiser testar o que digo basta filmar com uma câmera qualquer que tenha microfone e verá que a filmagem irá captar o som da explosão. Como a câmera não tem tímpano é de se supor que o som é criado pela explosão, com certeza.

    2. Jeferson;

      Um microfone fuciona parecidamente como o nosso tímpano. Uma variação na capsula gera uma diferença de potencial, onde é detectado o ruído.
      Em uma próxima opotunidade vou explicar melhor, escrevendo um post especifico.
      Obrigado pelos comentários

    3. Bom dia querida amiga Sarita!

      Feliz 2009! Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias! Luz!

      Aproveito para deixar um convite…
      Gostaria de te convidar para um “Momento de Paz”, uma Blogagem Coletiva pela Paz Mundial, que acontecerá durante todo o mês de janeiro (01/01 a 31/01/09). O objetivo maior é comemorar o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, com uma mobilização em forma de campanha para um Mundo Melhor. Faça parte deste grupo que acredita que é possível que a humanidade encontre o caminho da Paz, através do abandono das armas. Reconheça este estado de calma e tranqüilidade com ausência de perturbações ou agitação. Todos nós somos e devemos viver como irmãos e a Paz, representada pelo pombo e pela bandeira branca, é um objetivo de Vida!

      Geralmente uma Blogagem Coletiva é um convite direcionado somente para quem tem um blog ou um site em qualquer plataforma da internet. O Quiosque Azul, o meu blog, convida também a todos que não possuem qualquer portal e queiram participar divulgando e colaborando para a Paz Mundial através do formulário de comentário ou e-mail que relaciono ao final desta mensagem. Por favor, participe, divulgue e colabore! Comunique e convite os seus amigos e/ou leitores. Toda e qualquer colaboração será bem vinda! Veja todas as instruções de como participar no link abaixo:

      http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/momento-de-paz.html

      Desde já agradeço e desejo que esta mobilização alcance o seu maior objetivo e seja uma grande soma para União de todas as Nações.
      e-mail para blogagem Quiosque Azul:
      happyblue.blogagemcoletiva@gmail.com

      Blog Quiosque Azul – Um Lugar em Minha Vida!
      http://quiosqueazul.blogspot.com/

      Link direto para esta blogagem na Comunidade do diHITT
      http://dihitt.com.br/quiosqueazul/noticia/blogagem-coletiva-momento-de-paz-/

      Agradeço também se puder colocar a imagem do selo oficial (pequeno), aqui em sua side-bar (barra lateral), em forma colaborativa de divulgação desta Campanha pela Paz Mundial: “Momento de Paz”. Obrigado! Luz! Renato (HappyBlue)

    Deixe um Comentário