Sensação Térmica

Sensação Térmica

Sensação Térmica

Hoje iremos falar um pouco sobre a sensação térmica, será que isso realmente existe, ou é somente mais um mito?

Diariamente olhando algum telejornal ou até mesmo na internet, procuramos saber a previsão do tempo para a nossa cidade, a fim de não pegarmos uma chuva de surpresa no decorrer do dia, assim como também não passarmos frio ou calor.

Ao dar a notícia o homem do tempo fala o seguinte: Na cidade Fulana de tal, a temperatura máxima será de 20 graus e a mínima 15, com uma sensação térmica de 10 graus. Mas que raio é isso de sensação de 10 graus?

Sensação Térmica Como Funciona

Ela se dá pelo efeito do vento, que ao passar pelo nosso corpo retira calor pelo fenômeno físico da convecção, nos dando a sensação de que o dia está muito mais frio do que realmente é.

A mesma coisa acontece com o calor.

A concentração do calor do sol no concreto e asfalto das nossa grandes cidades, faz com que o ar nesses locais se aqueça. Esse ar quente ao passar pelo nosso corpo aumenta a nossa temperatura corporal aumentando a nossa troca de temperatura com o ambiente.

Consequentemente nos dá a sensação que está muito mais quente do que aquela temperatura medida pelo termômetro.

E agora como saber a temperatura da sensação térmica?

Pois bem, o homem do tempo utiliza de uma tabela de conversão, na qual olha-se a temperatura ambiente, juntamente com a velocidade do vento, chegando em um valor aproximado da sensação térmica.

A sensação térmica varia de pessoa para pessoa,  como também é influenciada pela umidade relativa do ar, por isso que é um valor estimado.

Para consultar a tabela de conversão e saber mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Meteorologia:
http://www.inmet.gov.br

Deixe seu comentário.

Gostou, compartilhe!

    Deixe um Comentário