Acredito que muitos tenham o mesmo sonho de consumo que eu, trocar a sua velha TV convencional por uma TV fininha de pendurar na parede. Agora qual a TV que eu devo comprar? De plasma ou LCD?
Cada tipo de TV, sendo de plasma ou LCD tem seus prós e seus contras e ambas tiveram a sua concepção mais ou menos na mesma época.
Ultimamente tem se visto na TV, muita propaganda de grandes promoções de televisores e ai que mora o perigo, geralmente são TVs de plasma ou então LCDs antigas, que não possuem uma resolução para TV digital.
Explicarei algumas diferenças entre elas e como escolher a que melhor se adapte a sua realidade.
Um grande diferencial a favor das TVs de plasma é a sua quantidade e qualidade de cores, elas possuem cores mais vibrantes, além de possuir um ângulo de visão maior que as TVs de LCD, o que é uma grande vantagem quando se tem uma pessoa em cada ponta do sofá assistindo um filme. Nas TVs de LCD você deve perguntar ao vendedor qual é o seu ângulo de visão, para não ter uma surpresa quando chegar em casa.
Em se tratando de LCD as vantagens são, o menor consumo de energia, chegando a 26% para televisores de maior tamanho e a sua resolução, ou melhor, a qualidade de imagem.
As TVs de plasma, podem até ser preparadas para a TV digital, mas isso não quer dizer que elas irão reproduzir uma imagem de qualidade, mas somente conseguirão converter o sinal, já uma TV de LCD suporta muito bem as imagens chamadas de FULL HD, ou então uma resolução de 1028p. Mas não esqueça de consultar se a tv de LCD que você está pensando em adquirir possui essas características, senão quando a TV digital chegar a sua casa você irá perceber que comprou a televisão errada e terá que trocar novamente para assistir a próxima copa.
Uma outra diferenças entre as TVs de plasma e LDC é com relação a durabilidade. As tvs de plasma possuem uma durabilidade menor, em torno de 5 anos, já as de LCD chegam a 10 anos. Uma tv de plasma com o passar do tempo vai perdendo a qualidade da imagem, devido a física do material que foi construída.
Os fantasmas na imagem é um problema que assusta nas TVs de LDC, existem muitos projetos antigos ainda no mercado, e que são vendidos na promoção, tvs que possuem uma taxa de atualização de tela muito baixa, ocasionando o efeito fantasma quando você estiver assistindo uma imagem em alto movimento.
E por último não podemos deixar de citar o efeito de burn-in presente em todas as TVs de plasma. Esse efeito é aquele que ao deixar uma imagem estática durante muito tempo na tela ela acaba ficando gravada, mesmo desligando o televisor. Alguns modelos mais modernos de tvs de plasma possuem recursos para apagar esses efeitos, mas que se tornam chatos com o passar do tempo.
Resumindo, eu pesquisaria bem e compraria uma TV de LCD e não uma de plasma, cuidando para verificar se ela possui entrada HDMI, que é uma conecção utilizada em DVDs blue ray, que iremos falar mais tarde, não se esquecendo de verificar se ela é capaz de mostrar imagens em FULL HD de 1028p.
Espero que você tenha tirado algumas dúvidas com esse meu post.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários

  1. Letícia disse:

    Desculpe mas essas informações ou estão erradas ou ultrapassadas. A TV de plasma tem vida util de 100 horas contra 60 horas da LCD. Qto à qualidade de imagem, se puder colocar uma ao lado da outra vc terá uma surpresa pq a imagem da TV de plasma traz o programa pra dentro da sua casa, de tão vibrante e real. O mesmo não acontece com a TV de LCD que muitas vezes oferece cores opacas e imagens foscas.

  2. Tv Brackets disse:

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.