Como funciona o controlador de velocidade tipo pardal

Controlador de velocidade, existem alguns tipos diferentes utilizados pela fiscalização de trânsito e cada um deles possuem a sua própria forma de operação.

Venho aqui neste artigo explicar o funcionamento dos controladores tipo pardal.

Inicialmente vamos caracterizar cada tipo de controlador.

Lombada Eletrônica

controlador de velocidade

A lombada eletrônica é caracterizada pelo painel em que a velocidade que estamos desenvolvendo no nosso veículo é sinalizada no próprio controlador.

Geralmente a velocidade permitida é menor que em um pardal e são utilizados em regiões onde existe um grande fluxo de pedestres.

Controlador de Velocidade – pardal

controlador de velocidade

Esse é um controlador de velocidade mais utilizado atualmente. Como pode-se observar ele possui uma antena no topo para transmissão das imagens, uma placa de alimentação por energia solar na direita e dois orifícios na parte frontal. Esse dois orifícios no controlador de velocidade são utilizados para posicionar a lente da câmera e o flash infravermelho.

Controlador de Fluxo

controlador de velocidade

Muitas pessoas confundem o controlador de fluxo da foto acima com um controlador de velocidade tipo pardal. Essa confusão acaba gerando um pequeno congestionamento, porque não existe uma sinalização clara do limite de velocidade no trecho, como ocorre nas proximidades dos controladores de velocidade.
everyday

O controlador de fluxo nada mais é do que um sistema que conta a quantidade de carros que passam por minuto na rodovia.

Eles são responsáveis pela informação que os telejornais mostram quando dizem que determinada rodovia está atualmente com 80% da capacidade e tantos carros por minuto.

No site do Dnit pode-se verificar as especificações do PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE ELETRÔNICO DE VELOCIDADE

Como Funciona o controlador de Velocidade tipo Pardal.

Os pardais possuem sensores colocados no asfalto, antes ou depois do poste onde está localizada a câmera. Conforme o posicionamento são retiradas fotos da placa dianteira ou traseira do veículo.

Na foto abaixo, pode-se verificar o posicionamento dos sensores colocados no asfalto.

controlador de velocidade

A imagem acima é somente para exemplificar o posicionamento dos sensores no asfalto, porque  ela não se trata de um pardal e sim de uma lombada eletrônica que é um pouco diferente.

 

No poste onde é instalado o controlador de velocidade também é fixada a câmera, o flash e uma caixa a prova de balas em que fica armazenado um microcomputador. Nesse computador roda um software que tira e armazena as fotos dos veículos.

Existem alguns mitos nos pardais, como por exemplo o flash, que algumas pessoas dizem que ao passar em alta velocidade viram o disparo, como uma máquina fotográfica comum. Mas acontece que esse flash é infra vermelho e o seu disparo nós não conseguimos enxergar.

Outra questão é com relação aos 3 sensores instalados no asfalto, o primeiro deles detecta a presença do veículo e sempre tira a foto, o segundo e o terceiro são responsáveis por medir a velocidade e então o software decide se a foto será armazenada ou deletada. Os sensores são em forma de indutores, por isso o seu formato quadrado no asfalto. Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal.

A demora para surgir a multa na nossa casa é devido as fotos ficarem gravadas no HD do computador, para os controladores de velocidade modelos mais antigos. Nesses controladores de velocidade os funcionários da empresa responsável pelos equipamentos precisam recolher as fotos se deslocando diretamente ao local do equipamento.

Os modelos mais modernos de pardais possuem uma antena, nestes casos as fotos são transmitidas sem intervenção humana, o que torna o processo da geração da multa mais rápido.

Mesmo prestando atenção em todos os detalhes durante as viagens, nesse último verão me deparei com uma multa de trânsito. Graças a ajuda de um amigo, consegui reverter essa multa em advertência. Isso me poupou uma boa grana além de pontos na carteira.

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Para não ficar muito grande esse post, aqui eu explico melhor como fiz para reverter essa multa. Continuar>>>>>

 

carro zero

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    34 pensamentos em “Como funciona o controlador de velocidade tipo pardal

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    2. Gostei das informações postadas sobre os pardais. Mas gostaria que ajudasse a tirar uma dúvida?. Tempos atraz, passei por um destes equipamentos que regula a velocidade em 40Km, passei com velocidade menor, mas na ocasião, lembro que outro veiculo passou com velocidade superior.Fiquei preocupado, pois percebi que o sistema foi acionado. Tempos depois recebi multa, com fotografia somente do meu veiculo, o causador do problema não aparecia na foto. Junto ao orgão regulador, nada pude provar. Onde está a confiança nestes equipamentos.
      Silvio.
      Silvio.

    3. Mas eu mesmo já vi o flash sendo disparado, como uma máquina convencional. Tava com o carro ainda sem placa e passei de propósito com velocidade superior.
      Isso não é mito!!

    4. Olá…gostaria de saber ..quanto tempo demora para a multa aparecer na consulta que faço com o numero do renavam..???levei uma multa em uma loombada eletronica ..obrigada !

    5. Oigalê Tchê!! Gostaria de saber se depois de tirar a foto do meu cavalo, se eu tocar fogo no poste da câmara fotográfica, se vai ficar armazenado a foto? Até quanto tempo depois posso lascar fogo?

    6. oi! você sita o funcionamento do controlador de velocidade tipo pardal, poderia me dize qual sao os outros tipo de controlador de transito e o funcionamento deles? e ate o circuito ou algo assim.
      gostei muito da explicação e tima um otimo intendimento!
      aah e onde eu vejo o seu poste sobre oq procuro?
      beijo

    7. Olá, queria saber se ao passar no sentido contrario pelos sensores ele vai multar. Acontece que eu estava numa pista reversivel e passei acima do limite por eles.

    8. Aqui em Fpolis-SC ate meses atras, os pardais eram utilizados com flash luminoso! Mtas vezes nos viamos o clarao! Principalmente na Beira mar norte, onde sempre passava um apressadinho.. e dalhe foto de recordacao e uns $$$$$$$$$ jogado fora…

    9. É uma vergonha os governos ainda autorizarem pardais e radares. Sob o pretexto de segurança, esses equipamentos violam nosso direito de ir e vir. Além de produzir dano economico a população. A antiga lombada de asfalto e os vibradores tinham a mesma e boa função, mas não davam lucro as mafias dos radares e lombadas.
      Cadê a promotoria? Cadê a polícia federal?

    10. Tem um trecho q vc diz o seguinte:

      "Por ser indutivo, ele mede a variação quando uma massa metálica passa por cima, por isso que motos pequenas não são detectadas pelo pardal."

      Vc tem ideia de quantos quilos eh necessário para fazer um pardal detectar o veiculo?

    11. Pois é. Essa informação eu não tenho. Até porque se fosse divulgada abertamente alguém já teria inventado alguma forma de burlar.

    12. Poderia me informar pelo 61 8423 6000 como driblar os pardais. Afinal, o objetivo com os pardais é driblar nosso dinheiro.
      MelhoroSuaMonografia.com.br

    13. Eu sou muito a favor da utilização de pardais e radares móveis. Porque quando estão funcionando me protegem da imprudência alheia.
      Se a pessoa de matar sozinha ou todos os ocupantes do seu carro pelo excesso de velocidade tudo bem, porque foi um risco que ele quis correr. Agora colocar em risco a vida de pessoas em outros veículos que não tem nada a ver com a situação é bem diferente.

    14. ADESIVOS ANTI-RADAR INFRAVERMELHO
      ((PARE DE RECEBER MULTAS DE RADARES DE TRÂNSITO))
      NÃO PERCA SUA HABILITAÇÃO POR CAUSA DE MULTAS INJUSTAS.
      TENHA AGORA NO SEU VEICULO O MELHOR PRODUTO ANTI RADAR DO MUNDO!
      http://acessorios-antiradar.wix.com/acessorios-antiradar
      http://temporario-acessoriosantiradar.lojaintegrada.com.br/adesivos-anti-radar-photoblocker
      https://www.youtube.com/c/ACESSÒRIOSANTIRADAR
      https://www.facebook.com/acessorios.anti.radar
      https://plus.google.com/u/2/+ACESSÓRIOSANTIRADAR
      https://twitter.com/anti_radares

    15. Eu tenho uma dúvida. Os pardais podem marcar a velocidade errada?
      Por que passei por um há 47 e ele mediu 77, a multa pode vir mesmo assim? Como posso recorrer?

    16. Como funciona: Por favor me esclareça uma duvida. Já vi em estradas mão dupla com radares ou similares /paralelos o carro em alta velocidade (acima da velocidade permitida) passar pela pista contraria. o radar desta pista não vai identifica-lo?

    17. Só se fala em multas, mas quando vão duplicar as BR? Sabemos que o dinheiro não e investido nas rodovias porque as mesma não tem boa condição para trafegar.São maus sinalizadas, buracos, placas cobertas por matos.Os radares são só pra arrecadar dinheiro ou para diminuir os acidentes. So isso não resolve. Precisa de duplicar as rodovias.E ai vão fazer quando??????

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