O sensor de chuva funciona com um sensor e uma luz infravermelha, geralmente instalada atrás do retrovisor do para brisa. Quando o para brisa esta molhado ocorre uma variação na refração dessa luz infravermelha detectado pelo sensor, indicando para a central do carro que o limpador precisa ser acionado.

 

Sensor de chuva do limpador de para brisa , uma ferramenta moderna e eficiente de auxilio ao motorista.

 

sensor de chuva do limpador de para brisa

 

     Atualmente muitos carros ditos não populares, ou seja, de linhas mais sofisticadas, possuem limpadores de pára-brisa inteligentes, com sensor de chuva. Quando o pára-brisa é molhado, automaticamente o limpador é acionado, não precisando da intervenção do motorista na alavanca ao lado do volante.

Dependendo do modelo do carro, a única intervenção do motorista é configurar o limpador de para brisa para a opção automático.

 

everyday

Testes para Eliminar a Utilização do Limpador do para brisa:

Algumas pesquisas e testes já foram feitas para eliminar a utilização do limpador de para brisa, uma delas foi o desenvolvimento de uma película onda a água não ficava acumulada e logo em seguida um outro sistema, que utilizava do ultra som para quebrar as gotas, eliminando-as do vidro.

Esses sistemas apresentaram muitos problemas, o que acabou não sendo comercializado e popularizando-se. Já o sensor de chuva como forma de automatizar os limpadores de pára-brisa estão indo muito bem obrigado.

Funcionamento do sensor de chuva do limpador de para brisa:

sensor de chuva do limpador de para brisa

O sistema funciona com a utilização do fenômeno físico da refração total. No canto do para brisa perto do espelho retrovisor é fixado o sensor de chuva.

Esse sensor de chuva emite uma luz infravermelha em um ângulo de 45 graus em relação ao vidro, ocasionando a refração total, em que é medida a quantidade de luz recebida pelo sensor de chuva.

Quando existem gotas no vidro, essa refração é prejudicada, desviando o raio de luz para outras direções, diminuindo a incidência sobre o sensor de chuva, que aciona o sistema do limpador de pára-brisa.

Nos modelos mais modernos, ao invés de ficar no canto do para brisa, tento o emissor de infravermelho como o sensor são dispostos atrás do retrovisor. Como na imagem abaixo.

 

sensor de chuva

 

Esse sistema sensor de chuva do limpador de para brisa é inteligente, pois além de ser acionado os limpadores, a sua velocidade também é regulada através de um software, conforme a quantidade de água acumulada sobre o vidro, a fim de deixar sempre uma visão nítida para o motorista.

 

Lentes tipo Gel

Alguns veículos como no caso o Fusion, possuem lentes no sensor de chuva do tipo gel. Essa lente é uma interface entre o sensor e o para brisa do carro.

Se a lente estiver ausente ou então danificada pela ação do tempo ou alguma pancada, o sistema automático de limpeza dos para brisas simplesmente ficará inoperante. Funcionando somente no modo manual.

 

Calibração do Sensor de Chuva

O sensor de chuva fica monitorando constantemente o para brisa, por isso se algum carro ao lado jogar água no seu para brisa passando por alguma possa, mesmo sem estar chovendo, o limpador irá entrar em ação.

A dúvida fica se o sensor de chuva funciona em qualquer condição de luminosidade.

Segundo os engenheiros as montadoras, o sistema é calibrado e funciona corretamente em qualquer situação de luminosidade. Podendo funcionar tanto de dia como de noite.

O sensor também é calibrado de acordo com o clima de cada região.

Tem países frios, o acessório automotivo consegue identificar e funcionar na presença de neve no para brisa.

 

Dê preferência para o sensor de fábrica

Atualmente esse sistema pode ser instalado em veículos que não vieram com o equipamento de fábrica.

Mas você precisa ficar atento se o produto adquirido é capaz de fazer a conexão entre o sensor e a central eletrônica do carro que comanda todas as funções do veículo.

 

Por que usar o Sensor de Chuva?

Muito além do conforto, porque o motorista não precisa ficar acionando manualmente o limpador de para brisa e nem ajustar a sua velocidade, o sensor é um sistema de segurança.

Como dito anteriormente. Se durante a sua viagem, algum líquido for jogado inesperadamente no seu para brisa, que pode ser uma poça com água suja jogada pelo carro ao lado, o sistema irá trabalhar rapidamente limpando a sua visão.

Em uma situação inesperada que pode se transformar em uma emergência, o motorista não precisa se preocupar em acionar os limpadores do para brisa, mas o sistema automático irá realizar a limpeza dos vidros, mantendo a visão e a atenção do motorista exclusivamente na estrada.

 

Instalação do Sensor de Chuva

Antes conhecido como um opcional de luxo custando entre 2 mil a 7 mil reais, agora o sistema pode ser instalado em praticamente todos os tipos e modelos de carros. A única exigência é que tenha um para brisa e um limpador.

Hoje custando entre 600 e 700 reais está se popularizando e muita gente tem instalado esse sistema em seu veículo de entrada.

Várias empresas nacionais inclusive tem desenvolvido sistemas de sensor e acionamento dos limpadores, que são incorporados também pelas montadoras recebendo o selo de produto original de fábrica.

A sua instalação precisa ser executada por um profissional qualificado, mas para cada sistema e modelo de sensor existe uma forma de ligação no seu carro, conforme a imagem abaixo.

 

sensor chuva esquema

 

Também uma recomendação de posicionamento do sensor, conforme o sistema de palhetas do carro. Pois existem veículos com 1 único limpador, outros com 2 limpadores fixos no canto do para brisa assim como os convencionais que trabalham no mesmo sentido.

 

posicionamento do sensor de chuva

 

Tomando o cuidado para instalar corretamente os sensores, precisamos também calibrar corretamente.

Se o sistema de sensor de chuva não for de qualidade ou então não for muito bem calibrado pode ocorrer do limpador ser acionado ao passar por uma sombra como um túnel.

E nesse casos limpadores serão acionados com o vidro seco, o que pode arranhar ou até mesmo danificar as palhetas.

Veja também: Quanto custa um abrigo nuclear?

Como garantir a durabilidade do sensor de chuva

Como qualquer dispositivo automático está sujeito a falhas e requer manutenção. Para aumentar a durabilidade e diminuir o número de reparos, a indústria desenvolve produtos para o sensor de chuva que evitam os elevados custos de substituição da peça.

A Autover, por exemplo, desenvolveu o Autover SensorGel, um gel de silicone bi-componente que cria uma superfície de silicone transparente para reparação dos sensores de chuva e de luz. O Autover SensorGel é extremamente simples de usar e o sensor reparado pode ser novamente colado no para-brisas em poucos minutos.

Para reparação dos sensores quadrados do tipo destacáveis, a empresa possui o Autover SensorPad, um gel de silicone de dois componentes em combinação com o molde de enchimento. O produto, que cria uma superfície de silicone translúcida, é uma solução muito eficiente que permite que a almofada de silicone seja reconstruída exatamente como a original. Fonte: autover

 

      Você tem esse sensor de chuva no seu carro?

 

 

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

27 Comentários

  1. vitor disse:

    Como faço para desativar o sensor de chuva…

  2. Pablo disse:

    Como faço para ligar o sensor do Vectra GT? para ele funcionar automático?

  3. Leia o manual do seu carro

  4. Anônimo disse:

    Roberto
    como ligar o sensor do new Fiesta

  5. troquei o parachoques do meu fusion 2009 e o sensor de estacionamento paro de funcionar oq devo fazer pois estava funcionando blza antes de desprugla´los

  6. troquei o parachoques do meu fusion 2009 e o sensor de estacionamento paro de funcionar oq devo fazer pois estava funcionando blza antes de desprugla´los

  7. Tenho um Vectra que tive que trocar o para-brisa. Depois desta troca o sensor está funcionando mal. Pode ser a falta de gel? Quem trocou para mim disse que era normal mas sei que não é. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Um abraço! Ronaldo

  8. Tenho um Vectra que tive que trocar o para-brisa. Depois desta troca o sensor está funcionando mal. Pode ser a falta de gel? Quem trocou para mim disse que era normal mas sei que não é. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Um abraço! Ronaldo

  9. Anônimo disse:

    Só uma correção física:

    O nome do fenômeno é REFLEXÃO total e não refração!

  10. Rapho disse:

    Tenho um Fluence com sensor de chuva e deixo sempre ligado, assim como o sensor crepuscular. Posso selecionar a sensibilidade, deixo sempre no mínimo, assim ele não liga por qualquer gotinha. Funciona muito bem, ainda não tive problemas…

  11. Anônimo disse:

    O sensor é de chuva, não de bosta…

  12. Como Funciona disse:

    Não faz diferença. Porque o sistema utiliza o infravermelho.

  13. Anônimo disse:

    mas e no caso de andar anoite q nao existe luz

  14. Anônimo disse:

    Tenho no meu 308, o sistema é muito bom, só que as vezes liga no maximo quando esta com pouca chuva.., mas sempre tem que ligar no modo auto toda vez que começa chover, isso é normal.

  15. Como Funciona disse:

    Acho que isso é uma proteção. Para evitar que o usuário esqueça de desligar a alavanca e o sistema do limpador fique ligado.
    Isso é utilizado em aparelhos eletrônicos quando desligados da tomada e religados voltam ao estado desligado para evitar acidentes.

  16. Anônimo disse:

    Tenho um polo Sedan 12/12,sempre deixo a alavanaca do limpador no temporizador,quando desligo o carro e ligo novamente,e saio na chuva, o limpador só aciona se eu mover a alavanca, novamente.Isso é normal?ou esta com poblema.

  17. Anônimo disse:

    oi , eu tenho um golf 2009 e tenho sensor de chuva mas ele esta desligado e não sei ligar ele , entao eu gostaria que voçé me

  18. Como Funciona disse:

    O WD-40 é meio gorduroso. Por acaso quando pega sol não reflete e fica como se tivesse um óleo no para-brisa?

  19. Anônimo disse:

    utilizem o WD-40, onde tem ele no para-brisa a água não fica..

    http://www.centrocomercialtiradentes.com.br
    A melhor loja de departamentos da internet, aqui você realmente encontra qualidade.

  20. Anônimo disse:

    caso um passaro venha a defecar em cima do sensor e bosta pra todo lado ? srsrsrs

  21. Anônimo disse:

    É PESSIMO O ATENDIMENTO DO SOLAR DO TENORIO, ESTA POUSADA FICA NA RUA MARIA CRISTINA,43 PRAIA DO TENORIO-UBATUBA É DE UMA CONTRUTORA CHAMADA CEL-CONTRUTORA QUE FICA EM SÃO PAULO. A DONA CHAMADA LENILCE É GROSSA ,MAL EDUCADA,ESTUPIDA. O CASEIRO DA POUSADA NOS RECEPCIONOU COM GROSSEIRIAS, FORA QUE O CHALÉ É QUENTE E TEM COCÔ DE BARATA, A PICINA ESTAVA SUJA COM CHEIRO ESTRANHO, O CASEIRO NÃO DEIXA FILTRAR A ÀGUA. CHEGAMOS LÁ POR VOLTA DA 22:OOHORAS NA SEXTA DE CARNAVAL SEM A CHAVE E SEM ENDEREÇO (QUE ACABEI PEGANDO NO SITE DELES PORQUE NA SEXTA-FEIRA NINGUEM MAIS ATENDIA)O CASEIRO ACHOU RUIM PORQUE ESTAVAMOS ENCOMODANDO

  22. Anônimo disse:

    Muito bom valeu abraço e sucesso:-)

  23. miluzcintila disse:

    Interessantíssimo o seu blog.
    amei te visitar.
    Mirna

  24. MultiVegetal disse:

    Daqui a pouco não vamos mais dirigir, nem escolher o caminho… e por aí caminha a humanidade…

    Um abraço!