A cutícula fica inflamada devido a alguma bactéria que entrou por algum corte e está se desenvolvendo no local. Isso pode acontecer ao puxar uma pele que abriu, cortar a cutícula sem lavar bem as mãos ou também na utilização de aparelhos que não estão muito bem esterilizados como espátulas ou alicates.
A cutícula inflamada pode ser tornar um grande incômodo no dia a dia. Sempre que você for pegar alguma coisa, colocar a mão no bolso, colocar um sapato, lavar a louça, tirar o esmalte então nem me fala.
Porque a cutícula inflama
É uma inflamação da pele ao redor da unha, geralmente produzida com uma origem bacteriana. Essa inflamação pode durar alguns dias, mas também se agravar e se prolongar por várias semanas.
Se não for tratada logo, pode evoluir para uma paroníquia.
O que é paroníquia?
É uma infamação ao redor da unha com origem bacteriana e que pode ser crônica ou aguda, com duração de várias semanas.
Ela se caracteriza por uma intensa inflamação no canto da unha, que pode ser tanto das mãos como também dos pés.
A inflamação acontece quando bactérias conseguem penetrar na pele através de algum ferimento, que pode ocorre ao cortar a cutícula, roer as unhas, bater ou até mesmo puxar aquelas pelinhas que ficam sobrando.
A nossa pele é um barreira para a entrada de microrganismos no nosso corpo e quando essa barreira é rompida favorece a entrada de bactérias.
Os principais fatores que podem desencadear essa inflamação:
- Cortes ou ferimentos na cutícula ao redor da unha
- Chupar o dedo
- Lavar a louca ou lavar roupa onde as mãos ficam sempre molhadas
- Utilização de produtos de limpeza
- Trabalhar no jardim com as mãos
- Diabetes mellitus
- Pacientes com problemas circulatórios nos membros


Quais as bactérias que provocam a inflação na cutícula?
Quando ocorre um trauma ou um corte na cutícula com as mãos ou utensílios que não foram muito bem higienizados as bactérias que penetram geralmente são Streptococcus e a Pseudomonas.
Quando a inflamação surge pelo ato de roer as unhas ou por uma mordida o agente infeccioso pode ser um fungo Candida albicans. Ou então uma mistura de bactérias e fungos ao mesmo tempo.
Como evitar uma cutícula inflamada
A cutícula não é uma pele que está sobrando nas mãos, ou foi feita para que as manicures tenham o que fazer. Mas ela está lá para selar a pele com relação a unha e evitar que entre bactérias pela região.
Isso não quer dizer que você não possa deixar suas unhas perfeitas, mas precisamos tomar alguns cuidados essenciais na hora de cortar a cutícula.
Lavar bem as mãos
Antes de fazer as unhas, seja por você mesma ou por alguma manicure, lave sempre muito bem as mãos. Se possível utilize também um álcool em gel.
Lavando bem as mãos, você evitará que alguma bactéria que estava na maçaneta da porta ou do carro entre na sua unha inflamando a cutícula.
Desinfetar bem os materiais
Isso geralmente é feito por todas as manicures que conhecemos. Já é uma norma dos salões de beleza a utilização de auto claves para esterilizar o material que vai ser utilizado.
Esse processo é realizado para evitar a inflamação nas unhas mas também evitar outras doenças como hepatite.
Quando utilizamos nosso próprio material não damos bola pra isso. Pensamos que como somente eu irei utilizar aquele alicate não tem como pegar hepatite.
O problema é que esse alicate pode ter pego alguma bactéria ao ser manipulado por você mesma, com as mãos que não foram lavadas
Então lave bem o alicate um água e sabão ou passe um álcool acima de 70%.
Utilize bases fortalecedoras
As bases fortalecedoras são importantes para manter as unhas saudáveis. Com as unhas fortalecidas as cutículas também vão ficar mais firmes.
As cutículas mais fortes não irão desfiar e levantar as desagradáveis pelinhas que podem causar uma inflamação futura.
indicamos que você utilize uma base fortalecedora da sua preferência e ao menos uma vez ao mês.
O ideal para quem faz as unhas toda a semana é utilizar uma vez sim e outra não a base fortalecedora.
Como cuidar da cutícula inflamada?
Agora já sabemos como a cutícula inflama e também o que fazer para evitar que isso ocorra novamente. Então vamos partir para as dicas do que fazer para cuidar das suas unhas e das cutículas inflamadas.
1. Não faça curativos
Qualquer machucado que temos nas mãos incomoda bastante, porque é uma região onde estamos sempre movimentando, pegando alguma coisa e volta e meia batemos sobre o ferimento. O que dói pra caramba.
Mas é muito importando que você não cubra o ferimento ou a cutícula inflamada. Um curativo vai deixar a região mais úmida, dificultando a cicatrização.
Principalmente porque sempre vamos ao banheiro e precisamos lavar as mãos, então com um curativo você teria que trocá-lo todas as vezes.
2. Evite lavar louças e roupas por alguns dias
Não sei se isso é bom ou se é ruim. Quem não sonha em ficar muitos dias sem precisar lavar uma louça né.
Mas falando sério sobre o nosso probleminha.
A dica de ficar alguns dias sem lavar louça e roupas é para você evitar o contato com produtos de limpeza, detergentes de louça etc. Então não adianta ficar sem lavar louça e depois ir lavar um banheiro que é pior ainda.
Como os produtos de limpeza, principalmente de banheiros, são muito agressivos, vai piorar o processo de inflamação das suas cutículas.
Mas se você for como eu que não tem ninguém para fazer o serviço de casa, invista em luvas de borracha. Eu sei que não são muito boas de utilizar, mas assim suas unhas ficarão boas logo.
Não esqueça de lavar a louça e logo tirar as luvas e lavar as mãos, para tirar aquele talco que algumas luvas tem. Seque bem as mãos, de preferência com secador de cabelo.
Isso porque utilizando luvas durante muito tempo você irá criar o mesmo problema como se estivesse fazendo curativos, como explicado acima.
3. Evite o contato com água muito quente
A utilização de água quente de forma costumeira gera um ressecamento e descamação da pele, agravando o seu problema.
Quando for lavar as mãos sempre utilize água fria. Além de evitar o ressecamento a água fria ajuda na cicatrização e na diminuição do inchaço, porque restringe a circulação do sangue pelas veias capilares que possuímos nas extremidades do corpo.
4. Use sabonetes antibacterianos
Sempre que for lavar as mãos, utilizando água fria como dito anteriormente, dê preferência por sabonetes antibacterianos.
Hoje em dia existem no mercado várias marcas e tipos de sabonetes que matam até 99% das bactérias. Utilize aquele da sua preferência
5. Invista em pomadas cicatrizantes
Uma forma de acelerar a cicatrização e diminuir a inflação das suas cutículas mais rapidamente é utilizar alguma pomada de uso tópico.
Não é necessário a consulta com um médico, vá na sua farmácia preferida e de confiança e converse com o farmacêutico que ele irá te receitar uma pomada baratinha que irá te ajudar muito nessa inflamação das cutículas.
Veja também: 15 Melhores Brincadeiras com perguntas para Whatsapp
6. Não faça as unhas
Realmente é uma pena, mas enquanto suas cutículas estiverem inchadas e doloridas, evite pintar as unhas ou passar qualquer tipo de base.
Deixe elas livres para que possam se recuperar mais rapidamente e que o problema não se agrave como vimos no início desse tópico.
Geralmente em umas duas semanas já vai estar tudo bem para poder fazer suas unhas e sair linda e poderosa por aí novamente.
7. Faça você mesmo a suas cutículas
A melhor forma de evitar uma problemas e inflamações nas cutículas é você mesmo fazê-las.
Não é uma questão de prática e habilidade, e sim uma questão de técnica que qualquer uma pode aprender.
CLIQUE AQUI A VEJA MAIS DICAS COMO TIRAR A SUA CUTÍCULA SOZINHA EM CASA