Você já imaginou se a terra perdesse a gravidade por cinco segundos. Seria divertido ou extremamente catastrófico?

 

pedra voadora

 

E se a Terra perdesse a Gravidade por cinco segundos?

 

Mesmo que por cinco segundos, se a Terra perdesse a Gravidade por cinco segundos, significaria o fim da vida na terra como a conhecemos.

Conforme o site: howstuffworks.com

A gravidade puxa objetos um em direção ao outro. Quanto mais maciço é um objeto, mais forte é sua atração gravitacional. Quanto mais perto você estiver de um objeto, mais forte será sua atração gravitacional. A Terra, é claro, é enorme e muito próxima de nós. Sua gravidade é o que mantém as pessoas andando no chão e o que faz com que as penas e os livros caiam no chão quando derrubados [fonte: Caltech ].

O sol é muito, muito maior que a Terra – mais de 1 milhão de cópias do nosso planeta poderiam caber dentro dele. A gravidade do sol é o que mantém nosso planeta e outros em órbita em torno daquela estrela ardente e quente [fonte: NASA ].

 

E se a Terra perdesse a Gravidade por cinco segundos?

 

Sem gravidade, humanos e outros objetos se tornariam leves. Você já viu filmes em que os astronautas estão tentando mexer na bandeira de seu país na lua ? A razão pela qual eles saltam para cima e para baixo é que a lua é muito menor e, portanto, tem muito menos gravidade que a Terra. O mesmo vale para quando vemos astronautas flutuando sem peso em suas naves espaciais: quanto mais eles se afastam da Terra, menor a gravidade do planeta os puxa para o chão [fonte: Gannon ].

Se a Terra de repente perdesse toda a sua gravidade, não começaríamos a flutuar. A falta de qualquer força gravitacional poderosa tornaria os humanos – e qualquer outra coisa com massa, como carros e edifícios – em pequenas criaturas que se movem muito rapidamente. Isso porque o planeta continuaria girando, sem exercer gravidade para manter objetos amarrados a ele [fonte: Domanico ].

 

Resumindo, seríamos atirados a mais de 1600 Km/h.

 

Devastação apocalíptica

Uma perda de gravidade também significaria que o planeta deixaria de puxar o ar, a água e a atmosfera da Terra. É aí que entra a devastação apocalíptica em algum lugar ao longo das filmagens de um filme de Michael Bay.

E se a Terra perdesse a Gravidade por cinco segundos?

 

Uma súbita e significativa perda de pressão do ar quebraria imediatamente o ouvido interno de todos. Pense na pressão que aumenta quando você está voando ou praticando mergulho; isso seria muito mais intenso e imediato.

Estruturas de concreto desmoronariam à medida que o oxigênio – um importante agente de ligação – deixasse o planeta [fonte: Cote ].

O que há de H 2 O, sem a O? É isso mesmo, a água se tornaria gás hidrogênio, causando explosões imediatas entre todas as células vivas.

Claro, terminaria em cinco segundos, mas nenhum de nós estaria por perto quando a gravidade voltasse [fonte: Cote ].