46 Comentários


  1. Saudações!
    Amiga Sarita,
    Que Post Fantástico!
    Gostei muito da sua explanação, além de nos esclarecer é extremante educativo.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

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  2. Sarita,

    Gostaria que esta Época Natalícia fosse marcada pela Paz e Saúde, no seio da tua família e no Mundo. Desejo que em 2010 a humanidade possa tomar consciência, de que o nosso Planeta precisa de ajuda para superar a Fome, a Guerra, a Desigualdade, a Flora e a Fauna.

    Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

    Beijos
    Luísa

    Responder

  3. Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e um feliz natal e ano novo com muita saúde, paz, alegria amor e que DEUS ilumine os seus caminhos e da sua familia
    UM grande abraço e tudo de bom
    http://maximumforma.blogspot.com/

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  4. Olá, tudo bem?!

    Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) – http://www.siteatied.blogspot.com/ – e eu estava navegando pelo diHITT quando encontrei o seu blog e percebi que você me segue na comunidade. Eu o achei muito interessante e qualificado. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu para a Troca de Banners que irá beneficiar a ambos, pois desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas.

    Caso você esteja interessado em realizar uma parceria para Troca de Banners com o Blog ATI&D, adicione o meu Banner, que você poderá encontrar na página inicial do Blog ATI&D, na página inicial do seu blog e envie um e-mail como resposta. Em seguida irei adicionar o seu Banner na página inicial do Blog ATI&D concretizando assim a nossa parceria.

    O Blog ATI&D tem PageRank 4 e isso irá beneficiá-lo bastante. Tínhamos fechado o departamento de Troca de Banners, mas estamos com planos de abrir e fechar parcerias somente com blogs profissionais assim como o seu.

    Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno.

    Caso não esteja interessado em uma parceria para Troca de Links ou Troca de Banners, não precisa responder este e-mail.

    Grato.

    Responder
  5. Como Funciona

    Tiago;

    Eu não utilizo o recurso de troca de banner no meu blog, para que o mesmo fique o mais limpo possível e também para que as pessoas que acessam através de lugares onde a internet é bloqueada não visualizem espaços no blog com um X, devido a restrições.
    O que eu faço e gostaria de propor é a troca de Links, onde eu coloco o link do seu blog na área de links interessantes.

    Obrigado.

    Responder

  6. Parabens! pelo blog
    No intuito de prestar um serviço interessante a todos
    indico esse site para divulgação gratis
    banner-brasil.com

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  7. maumau

    ve isso em carros de corida nao?
    vai ser muito bom quando chegar nos populares

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  8. Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia…rsrsrs….

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  9. Léo

    Maaaano… muito loco esse post! Valeu! Agora sim saquei esse negócio do EBD… estava em dúvida se isso era um diferencial, mas vc esclareceu. Muito obrigado! Por favor, continue com o bom trabalho!

    Responder
  10. Anônimo

    Oi, foi boa explicação mesmo… parabéns… ah, mas e se em vez da tia, for a sogra? o que acontece? srsrsrs… abraço…

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  11. Raulzito

    Meu, que legal.
    Eu queria justamente saber sobre o ABS também, teu post veio MUITO a calhar!
    Parabéns pelo blog, continue com esse belo trabalho.
    Daqui pra frente virei aqui mais vezes, pra aprender ainda mais.

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  12. " ocasionando dessa forma a mudança do atrito estático para o atrito dinâmico". É ao contrário! Deste jeito eu sairei do ponto "parado" ao "movimento" antes da minha tia gorda. E não do "movimento" ao "parado". A minha tia gorda leva mais tempo para parar pelo momento inercial.

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  13. Como Funciona

    Fernando;

    Realmente, eu conceituei o atrito estático e dinâmico abaixo de forma correta mas na frase acima inverti eles. Obrigado pela observação.

    Responder
  14. Anônimo

    (um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)
    Isso está correto? Estático não é travado…

    Responder
  15. Como Funciona

    Esse é um erro comum cometido pelos estudantes que estão aprendendo atrito. O atrito é a oposição ao movimento de uma superfície "arrastando na outra". Se a roda está travada e arrastando no asfalto esse atrito está gerando um movimento, então chamamos de atrito dinâmico. Se a roda do carro está girando no asfalto, isso quer dizer que a roda não esta arrastando no asfalto, esse atrito é o atrito estático.
    Física básica estudada no segundo ano do ensino médio.

    Ats.

    Responder
  16. Anônimo

    I apreciated the explanation, I first I thought it was a 7 head beast….srsrsrsrs, now everthing is very clear

    Responder
  17. Francisco

    (um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)

    Obrigado pela explicação sobre o atrito estático ou dinâmico, então tenho mais uma pergunta.
    O sistema de freio com ABS/EBD sempre produz um atrito puramente estático quando acionado?

    Obs: Entendo que um carro andando normalmente e com velocidade constante no asfalto produz somente atrito estático.

    Responder
  18. Como Funciona

    É isso mesmo. O ABS utilizando os seus sensores e sua lógica de controle, faz de tudo para evitar que as rodas travem, ou seja, evitam o atrito dinâmico sobrando somente o estático.

    Responder
  19. Anônimo

    Muito obrigado pelo post. Como disseram acima, muito educativo. Eu sabia o que significava a sigla porque o vendedor me falou, mas não sabia o mecanismo. Procurei no Google e cai no seu blog. Muito agradecidis

    Responder
  20. Anônimo

    Meu nome é Luis. Muito bom o seu post. Explicou bem algo que eu tinha dúvidas! Parabéns!

    Responder
  21. Anônimo

    Da para perceber claramente o funcionamento do EBD qdo freamos em ruas com imperfeiçoes. O carro torce ao frear encima de uma pedra (por exemplo) e o EBD alinha o carro rapidamente

    Responder
  22. Luiz Felipe

    Poxa, muito legal sua explicação. Aposto que todos entenderam! Vlw, parabéns e que Deus abençoe sempre!

    Responder

  23. Não sou expert no assunto, mas pelo que sei, o EBD é apenas um programa que roda dentro da central eletrônica do ABS. O EBD NÃO interfere nas rodas dianteiras do carro, a única coisa que ele faz é modular a pressão na linha de freio das rodas traseiras, por isso carros de passeio dotados de centrais de ABS que incorporam o EBD não possuem mais aquelas válvulas limitadoras de pressão no eixo traseiro (aquela válvula faz uma limitação "burra" e pouco eficiente).

    O EBD limita a pressão nas rodas traseiras somente quando necessário e na medida ideal para que o comportamento do carro durante a frenagem seja o mais equilibrado possível. Ele faz a leitura da rotação das rodas para modular a pressão nas rodas traseiras, é um controle bem mais eficiente do que aquelas válvulas adotadas em carros sem ABS/EBD !!

    Por isso, em qualquer frenagem em curva, piso irregular, frenagem brusca, estará lá o EBD a comandar as válvulas do ABS e bloqueando ou deixando passar mais pressão para as rodas traseiras, independente se o ABS irá intervir na frenagem ou não.

    Isso não tem nada a ver com a distribuição de peso dentro do carro.

    Responder
  24. Anônimo

    Excelente post, muito bom para leigos entenderem de uma vez por todas como é o funcionamento…

    Sei que o post é bem antigo, mas vou dar uma complementada.
    Não sei se é nas novas gerações dos carros com ABS + EBD mas atualmente também atuam em curvas, se você estiver em alta velocidade em uma curva, mesmo que você não pise no freio ele atua, por exemplo… você entra a 160km/h em uma curva para a direita onde no máximo consegue fazer a 120km/h… o EBD vai atuar nas rodas da DIREITA fazendo com que corrija a curva e não o deixe sair da pista… uma segurança a mais

    As gerações mais antigas do ABS atuavam constantemente, ou seja, pisou no freio já estavam atuando, o que fazia com que a distância de frenagem fosse maior e desgastasse todo o sistema mais rapidamente. Atualmente já está na geração 4 ou 5, não lembro direito, mas atualmente só atuam mesmo quando necessário.

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  25. sidi carvalho

    Meu grand siena 2014/2015 esta dizendo avaria ebd/abs oque eu faço

    Responder

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