O freio ABS, que vem da sigla em inglês “Anti-lock Braking System”. É um sistema de frenagem antitravamento das rodas. O que proporciona uma frenagem mais eficiente parando o veículo em uma distância menor. Já o sistema EBD que quer dizer “Eletronic Brake Force Distribuition” é um complemento ao freio ABS, que distribui a força da frenagem nos eixos para torna-la mais eficiente e segura.

Freio ABS

Assista ao vídeo abaixo com uma explicação detalhada do funcionamento do sistema ABS.

 

Bom, todo mundo sabe o que é um freio ABS, mas para renovar as idéias vamos para uma rápida explicação.

O freio ABS é um sistema eletrônico que evita com que as rodas travem, ocasionando dessa forma a mudança do atrito dinâmico para o atrito estático.

Como você estudou no seu segundo grau, o atrito estático é aquele exercido até o início da movimentação do respectivo corpo em atrito com a superfície e o atrito dinâmico é aquela resistência que ocorre entre o corpo e a superfície durante a movimentação.

Sabe-se então que em qualquer corpo e em qualquer superfície o coeficiente de atrito estático é maior que o dinâmico, com isso resume-se que um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.

 

Atrito Estático x Atrito Dinâmico

 

Sempre ocorre essa confusão entre atrito estática e atrito dinâmico, principalmente quando estamos falando das rodas de um carro.

A confusão ocorre porque se associa o movimento de giro das rodas como se ali estivesse presente um atrito dinâmico porque as rodas estão em movimento, mas o atrito se dá entre a borracha da roda e a pista.

Se as rodas estão paradas e o carro está se movimentando para frente isso quer dizer que as rodas estão sendo esfregadas no asfalto. Esse atrito do queimar de pneu é um atrito dinâmico.

Se o carro estiver parado com as rodas paradas, ali está presente o atrito estático.

Agora, se o carro estiver em movimento e as rodas girando normalmente, sem queimar pneu, ali também está presente o atrito estático.

Veja o vídeo abaixo.

 

 

Freio ABS com EBD

 

abs com ebd

 

Vamos falar sobre o sistema EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem.

Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista.

Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você. Nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro.

Através de um complexo algorítimo, o software consegue identificar quando o carro está virando menos do que as rodas estão apontando, saindo de frente. Ou então quando o carro está virando mais do que as rodas estão apontando, saindo de traseira.

O sistema EBD percebe que o carro ficará fora de controle, então passa a aplicar pressão nos pneus de forma individual, trazendo o carro para a sua trajetória normal.

O Sistema de freio EBD também atua em linha reta, dependendo do equilibro de peso conforme exemplificado anteriormente.

Ele também consegue de adaptar em diferentes terrenos e condições climáticas como chuva por exemplo.

Espero que você tenha tirado todas as dúvidas sobre o sistema de freio ABS com EBD.

 

 

 

 

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

46 Comentários

  1. sidi carvalho disse:

    Meu grand siena 2014/2015 esta dizendo avaria ebd/abs oque eu faço

  2. Rafael Rocha disse:

    Vlw pela explicação

  3. Anônimo disse:

    Excelente post, muito bom para leigos entenderem de uma vez por todas como é o funcionamento…

    Sei que o post é bem antigo, mas vou dar uma complementada.
    Não sei se é nas novas gerações dos carros com ABS + EBD mas atualmente também atuam em curvas, se você estiver em alta velocidade em uma curva, mesmo que você não pise no freio ele atua, por exemplo… você entra a 160km/h em uma curva para a direita onde no máximo consegue fazer a 120km/h… o EBD vai atuar nas rodas da DIREITA fazendo com que corrija a curva e não o deixe sair da pista… uma segurança a mais

    As gerações mais antigas do ABS atuavam constantemente, ou seja, pisou no freio já estavam atuando, o que fazia com que a distância de frenagem fosse maior e desgastasse todo o sistema mais rapidamente. Atualmente já está na geração 4 ou 5, não lembro direito, mas atualmente só atuam mesmo quando necessário.

  4. Gostei do exemplo parece que estava falando pra mim mesmo!!!!!! kkkkkkk

  5. Peri disse:

    Não sou expert no assunto, mas pelo que sei, o EBD é apenas um programa que roda dentro da central eletrônica do ABS. O EBD NÃO interfere nas rodas dianteiras do carro, a única coisa que ele faz é modular a pressão na linha de freio das rodas traseiras, por isso carros de passeio dotados de centrais de ABS que incorporam o EBD não possuem mais aquelas válvulas limitadoras de pressão no eixo traseiro (aquela válvula faz uma limitação "burra" e pouco eficiente).

    O EBD limita a pressão nas rodas traseiras somente quando necessário e na medida ideal para que o comportamento do carro durante a frenagem seja o mais equilibrado possível. Ele faz a leitura da rotação das rodas para modular a pressão nas rodas traseiras, é um controle bem mais eficiente do que aquelas válvulas adotadas em carros sem ABS/EBD !!

    Por isso, em qualquer frenagem em curva, piso irregular, frenagem brusca, estará lá o EBD a comandar as válvulas do ABS e bloqueando ou deixando passar mais pressão para as rodas traseiras, independente se o ABS irá intervir na frenagem ou não.

    Isso não tem nada a ver com a distribuição de peso dentro do carro.

  6. Daiana disse:

    Meus parabéns. Fantástico!
    ri muito

  7. Anônimo disse:

    Obrigada, matéria bem explicativa e com ilustração de situação.

  8. Anônimo disse:

    VOLTE PARA A ESCOLA, QUE TUDO EM SUA VIDA VAI MELHORAR.

  9. Anônimo disse:

    Com a sogra era preferível ficar com o freio normal do velho FUSCA.

  10. Anônimo disse:

    Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia…rsrsrs….http://www.adesivosunha.com.br

  11. Este comentário foi removido pelo autor.

  12. Luiz Felipe disse:

    Poxa, muito legal sua explicação. Aposto que todos entenderam! Vlw, parabéns e que Deus abençoe sempre!

  13. Anônimo disse:

    Da para perceber claramente o funcionamento do EBD qdo freamos em ruas com imperfeiçoes. O carro torce ao frear encima de uma pedra (por exemplo) e o EBD alinha o carro rapidamente

  14. Anônimo disse:

    Meu nome é Luis. Muito bom o seu post. Explicou bem algo que eu tinha dúvidas! Parabéns!

  15. Anônimo disse:

    Muito obrigado pelo post. Como disseram acima, muito educativo. Eu sabia o que significava a sigla porque o vendedor me falou, mas não sabia o mecanismo. Procurei no Google e cai no seu blog. Muito agradecidis

  16. Como Funciona disse:

    É isso mesmo. O ABS utilizando os seus sensores e sua lógica de controle, faz de tudo para evitar que as rodas travem, ou seja, evitam o atrito dinâmico sobrando somente o estático.

  17. Francisco disse:

    (um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)

    Obrigado pela explicação sobre o atrito estático ou dinâmico, então tenho mais uma pergunta.
    O sistema de freio com ABS/EBD sempre produz um atrito puramente estático quando acionado?

    Obs: Entendo que um carro andando normalmente e com velocidade constante no asfalto produz somente atrito estático.

  18. Anônimo disse:

    I apreciated the explanation, I first I thought it was a 7 head beast….srsrsrsrs, now everthing is very clear

  19. Como Funciona disse:

    Esse é um erro comum cometido pelos estudantes que estão aprendendo atrito. O atrito é a oposição ao movimento de uma superfície "arrastando na outra". Se a roda está travada e arrastando no asfalto esse atrito está gerando um movimento, então chamamos de atrito dinâmico. Se a roda do carro está girando no asfalto, isso quer dizer que a roda não esta arrastando no asfalto, esse atrito é o atrito estático.
    Física básica estudada no segundo ano do ensino médio.

    Ats.

  20. Anônimo disse:

    (um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)
    Isso está correto? Estático não é travado…

  21. Como Funciona disse:

    Obrigado.

  22. Parabéns pelo blog e gostei muito da matéria EBD.

  23. Como Funciona disse:

    Fernando;

    Realmente, eu conceituei o atrito estático e dinâmico abaixo de forma correta mas na frase acima inverti eles. Obrigado pela observação.

  24. Fernando disse:

    " ocasionando dessa forma a mudança do atrito estático para o atrito dinâmico". É ao contrário! Deste jeito eu sairei do ponto "parado" ao "movimento" antes da minha tia gorda. E não do "movimento" ao "parado". A minha tia gorda leva mais tempo para parar pelo momento inercial.

  25. Anônimo disse:

    Respondeu com alegria,mas continuo na mesma.

  26. Como Funciona disse:

    Obrigado, volte sempre. heheh

  27. Raulzito disse:

    Meu, que legal.
    Eu queria justamente saber sobre o ABS também, teu post veio MUITO a calhar!
    Parabéns pelo blog, continue com esse belo trabalho.
    Daqui pra frente virei aqui mais vezes, pra aprender ainda mais.

  28. Anônimo disse:

    Oi, foi boa explicação mesmo… parabéns… ah, mas e se em vez da tia, for a sogra? o que acontece? srsrsrs… abraço…

  29. -=CvO=- disse:

    Vlw cara… boa explicação!

  30. Léo disse:

    Maaaano… muito loco esse post! Valeu! Agora sim saquei esse negócio do EBD… estava em dúvida se isso era um diferencial, mas vc esclareceu. Muito obrigado! Por favor, continue com o bom trabalho!

  31. Liliane disse:

    Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia…rsrsrs….

  32. Anônimo disse:

    Muito boa a explicação ^^
    adorei mesmo, Parabéns!!!

  33. maumau disse:

    ve isso em carros de corida nao?
    vai ser muito bom quando chegar nos populares

  34. banner disse:

    Parabens! pelo blog
    No intuito de prestar um serviço interessante a todos
    indico esse site para divulgação gratis
    banner-brasil.com

  35. JanuskieZ disse:

    Hi… Looking ways to market your blog? try this: http://bit.ly/instantvisitors

  36. Como Funciona disse:

    Tiago;

    Eu não utilizo o recurso de troca de banner no meu blog, para que o mesmo fique o mais limpo possível e também para que as pessoas que acessam através de lugares onde a internet é bloqueada não visualizem espaços no blog com um X, devido a restrições.
    O que eu faço e gostaria de propor é a troca de Links, onde eu coloco o link do seu blog na área de links interessantes.

    Obrigado.

  37. Tiago Dias disse:

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    Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) – http://www.siteatied.blogspot.com/ – e eu estava navegando pelo diHITT quando encontrei o seu blog e percebi que você me segue na comunidade. Eu o achei muito interessante e qualificado. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu para a Troca de Banners que irá beneficiar a ambos, pois desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas.

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    O Blog ATI&D tem PageRank 4 e isso irá beneficiá-lo bastante. Tínhamos fechado o departamento de Troca de Banners, mas estamos com planos de abrir e fechar parcerias somente com blogs profissionais assim como o seu.

    Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno.

    Caso não esteja interessado em uma parceria para Troca de Links ou Troca de Banners, não precisa responder este e-mail.

    Grato.

  38. Quero agradecer pela sua especial participação no Projeto Cápsula do Tempo 2010.

    Que 2010 seja um ano especial para todos nós!

    E como forma de reconhecimento de sua participação aqui está o selo deste projeto:

    http://img195.imageshack.us/img195/6495/selocapsuladotempo.jpg

    Um abraço fraterno!

  39. tagskie disse:

    hi.. just dropping by here… have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

  40. Rodrigo disse:

    Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e um feliz natal e ano novo com muita saúde, paz, alegria amor e que DEUS ilumine os seus caminhos e da sua familia
    UM grande abraço e tudo de bom
    http://maximumforma.blogspot.com/

  41. LL disse:

    Sarita,

    Gostaria que esta Época Natalícia fosse marcada pela Paz e Saúde, no seio da tua família e no Mundo. Desejo que em 2010 a humanidade possa tomar consciência, de que o nosso Planeta precisa de ajuda para superar a Fome, a Guerra, a Desigualdade, a Flora e a Fauna.

    Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

    Beijos
    Luísa

  42. utilnet disse:

    Oi,

    Visitando para ver novidades e para dar-lhe uma prenda.

    Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
    http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

    Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
    Próspero ANO NOVO.
    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

  43. parabens pelo post.

    muito interessante a materia, alias, muitas pessoas nao tem ideia do que seja EBD.

  44. LISON disse:

    Saudações!
    Amiga Sarita,
    Que Post Fantástico!
    Gostei muito da sua explanação, além de nos esclarecer é extremante educativo.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.