O freio ABS, que vem da sigla em inglês “Anti-lock Braking System”. É um sistema de frenagem antitravamento das rodas. O que proporciona uma frenagem mais eficiente parando o veículo em uma distância menor. Já o sistema EBD que quer dizer “Eletronic Brake Force Distribuition” é um complemento ao freio ABS, que distribui a força da frenagem nos eixos para torna-la mais eficiente e segura.
Freio ABS
Assista ao vídeo abaixo com uma explicação detalhada do funcionamento do sistema ABS.
Bom, todo mundo sabe o que é um freio ABS, mas para renovar as idéias vamos para uma rápida explicação.
O freio ABS é um sistema eletrônico que evita com que as rodas travem, ocasionando dessa forma a mudança do atrito dinâmico para o atrito estático.
Como você estudou no seu segundo grau, o atrito estático é aquele exercido até o início da movimentação do respectivo corpo em atrito com a superfície e o atrito dinâmico é aquela resistência que ocorre entre o corpo e a superfície durante a movimentação.
Sabe-se então que em qualquer corpo e em qualquer superfície o coeficiente de atrito estático é maior que o dinâmico, com isso resume-se que um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.
Atrito Estático x Atrito Dinâmico
Sempre ocorre essa confusão entre atrito estática e atrito dinâmico, principalmente quando estamos falando das rodas de um carro.
A confusão ocorre porque se associa o movimento de giro das rodas como se ali estivesse presente um atrito dinâmico porque as rodas estão em movimento, mas o atrito se dá entre a borracha da roda e a pista.
Se as rodas estão paradas e o carro está se movimentando para frente isso quer dizer que as rodas estão sendo esfregadas no asfalto. Esse atrito do queimar de pneu é um atrito dinâmico.
Se o carro estiver parado com as rodas paradas, ali está presente o atrito estático.
Agora, se o carro estiver em movimento e as rodas girando normalmente, sem queimar pneu, ali também está presente o atrito estático.
Veja o vídeo abaixo.
Freio ABS com EBD
Vamos falar sobre o sistema EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem.
Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista.
Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você. Nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro.
Através de um complexo algorítimo, o software consegue identificar quando o carro está virando menos do que as rodas estão apontando, saindo de frente. Ou então quando o carro está virando mais do que as rodas estão apontando, saindo de traseira.
O sistema EBD percebe que o carro ficará fora de controle, então passa a aplicar pressão nos pneus de forma individual, trazendo o carro para a sua trajetória normal.
O Sistema de freio EBD também atua em linha reta, dependendo do equilibro de peso conforme exemplificado anteriormente.
Ele também consegue de adaptar em diferentes terrenos e condições climáticas como chuva por exemplo.
Espero que você tenha tirado todas as dúvidas sobre o sistema de freio ABS com EBD.
Meu grand siena 2014/2015 esta dizendo avaria ebd/abs oque eu faço
Vlw pela explicação
Excelente post, muito bom para leigos entenderem de uma vez por todas como é o funcionamento…
Sei que o post é bem antigo, mas vou dar uma complementada.
Não sei se é nas novas gerações dos carros com ABS + EBD mas atualmente também atuam em curvas, se você estiver em alta velocidade em uma curva, mesmo que você não pise no freio ele atua, por exemplo… você entra a 160km/h em uma curva para a direita onde no máximo consegue fazer a 120km/h… o EBD vai atuar nas rodas da DIREITA fazendo com que corrija a curva e não o deixe sair da pista… uma segurança a mais
As gerações mais antigas do ABS atuavam constantemente, ou seja, pisou no freio já estavam atuando, o que fazia com que a distância de frenagem fosse maior e desgastasse todo o sistema mais rapidamente. Atualmente já está na geração 4 ou 5, não lembro direito, mas atualmente só atuam mesmo quando necessário.
Gostei do exemplo parece que estava falando pra mim mesmo!!!!!! kkkkkkk
Não sou expert no assunto, mas pelo que sei, o EBD é apenas um programa que roda dentro da central eletrônica do ABS. O EBD NÃO interfere nas rodas dianteiras do carro, a única coisa que ele faz é modular a pressão na linha de freio das rodas traseiras, por isso carros de passeio dotados de centrais de ABS que incorporam o EBD não possuem mais aquelas válvulas limitadoras de pressão no eixo traseiro (aquela válvula faz uma limitação "burra" e pouco eficiente).
O EBD limita a pressão nas rodas traseiras somente quando necessário e na medida ideal para que o comportamento do carro durante a frenagem seja o mais equilibrado possível. Ele faz a leitura da rotação das rodas para modular a pressão nas rodas traseiras, é um controle bem mais eficiente do que aquelas válvulas adotadas em carros sem ABS/EBD !!
Por isso, em qualquer frenagem em curva, piso irregular, frenagem brusca, estará lá o EBD a comandar as válvulas do ABS e bloqueando ou deixando passar mais pressão para as rodas traseiras, independente se o ABS irá intervir na frenagem ou não.
Isso não tem nada a ver com a distribuição de peso dentro do carro.
Meus parabéns. Fantástico!
ri muito
Obrigada, matéria bem explicativa e com ilustração de situação.
VOLTE PARA A ESCOLA, QUE TUDO EM SUA VIDA VAI MELHORAR.
Com a sogra era preferível ficar com o freio normal do velho FUSCA.
Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia…rsrsrs….http://www.adesivosunha.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
Poxa, muito legal sua explicação. Aposto que todos entenderam! Vlw, parabéns e que Deus abençoe sempre!
Da para perceber claramente o funcionamento do EBD qdo freamos em ruas com imperfeiçoes. O carro torce ao frear encima de uma pedra (por exemplo) e o EBD alinha o carro rapidamente
Meu nome é Luis. Muito bom o seu post. Explicou bem algo que eu tinha dúvidas! Parabéns!
Muito obrigado pelo post. Como disseram acima, muito educativo. Eu sabia o que significava a sigla porque o vendedor me falou, mas não sabia o mecanismo. Procurei no Google e cai no seu blog. Muito agradecidis
É isso mesmo. O ABS utilizando os seus sensores e sua lógica de controle, faz de tudo para evitar que as rodas travem, ou seja, evitam o atrito dinâmico sobrando somente o estático.
(um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)
Obrigado pela explicação sobre o atrito estático ou dinâmico, então tenho mais uma pergunta.
O sistema de freio com ABS/EBD sempre produz um atrito puramente estático quando acionado?
Obs: Entendo que um carro andando normalmente e com velocidade constante no asfalto produz somente atrito estático.
I apreciated the explanation, I first I thought it was a 7 head beast….srsrsrsrs, now everthing is very clear
Esse é um erro comum cometido pelos estudantes que estão aprendendo atrito. O atrito é a oposição ao movimento de uma superfície "arrastando na outra". Se a roda está travada e arrastando no asfalto esse atrito está gerando um movimento, então chamamos de atrito dinâmico. Se a roda do carro está girando no asfalto, isso quer dizer que a roda não esta arrastando no asfalto, esse atrito é o atrito estático.
Física básica estudada no segundo ano do ensino médio.
Ats.
(um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.)
Isso está correto? Estático não é travado…
Obrigado.
Parabéns pelo blog e gostei muito da matéria EBD.
Fernando;
Realmente, eu conceituei o atrito estático e dinâmico abaixo de forma correta mas na frase acima inverti eles. Obrigado pela observação.
" ocasionando dessa forma a mudança do atrito estático para o atrito dinâmico". É ao contrário! Deste jeito eu sairei do ponto "parado" ao "movimento" antes da minha tia gorda. E não do "movimento" ao "parado". A minha tia gorda leva mais tempo para parar pelo momento inercial.
Respondeu com alegria,mas continuo na mesma.
Obrigado, volte sempre. heheh
Meu, que legal.
Eu queria justamente saber sobre o ABS também, teu post veio MUITO a calhar!
Parabéns pelo blog, continue com esse belo trabalho.
Daqui pra frente virei aqui mais vezes, pra aprender ainda mais.
Oi, foi boa explicação mesmo… parabéns… ah, mas e se em vez da tia, for a sogra? o que acontece? srsrsrs… abraço…
Vlw cara… boa explicação!
Matou a pau, obrigado.
http://www.sualista.com.br
Maaaano… muito loco esse post! Valeu! Agora sim saquei esse negócio do EBD… estava em dúvida se isso era um diferencial, mas vc esclareceu. Muito obrigado! Por favor, continue com o bom trabalho!
Gostei muito da explicação do carro muito inteligente.E o comentario da tia gorda todos nos temos uma na familia…rsrsrs….
Muito boa a explicação ^^
adorei mesmo, Parabéns!!!
ve isso em carros de corida nao?
vai ser muito bom quando chegar nos populares
Parabens! pelo blog
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Tiago;
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Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno.
Caso não esteja interessado em uma parceria para Troca de Links ou Troca de Banners, não precisa responder este e-mail.
Grato.
Quero agradecer pela sua especial participação no Projeto Cápsula do Tempo 2010.
Que 2010 seja um ano especial para todos nós!
E como forma de reconhecimento de sua participação aqui está o selo deste projeto:
http://img195.imageshack.us/img195/6495/selocapsuladotempo.jpg
Um abraço fraterno!
hi.. just dropping by here… have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/
Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e um feliz natal e ano novo com muita saúde, paz, alegria amor e que DEUS ilumine os seus caminhos e da sua familia
UM grande abraço e tudo de bom
http://maximumforma.blogspot.com/
Sarita,
Gostaria que esta Época Natalícia fosse marcada pela Paz e Saúde, no seio da tua família e no Mundo. Desejo que em 2010 a humanidade possa tomar consciência, de que o nosso Planeta precisa de ajuda para superar a Fome, a Guerra, a Desigualdade, a Flora e a Fauna.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Beijos
Luísa
Oi,
Visitando para ver novidades e para dar-lhe uma prenda.
Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html
Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
Próspero ANO NOVO.
Abraço,
Miguel (Utilnet)
parabens pelo post.
muito interessante a materia, alias, muitas pessoas nao tem ideia do que seja EBD.
Saudações!
Amiga Sarita,
Que Post Fantástico!
Gostei muito da sua explanação, além de nos esclarecer é extremante educativo.
Parabéns pelo Post!
Abraços fraternos,
LISON.