Sensor crepuscular é um sistema automático que liga e desliga o farol do seu veículo conforme a luminosidade do ambiente.É um sistema óptico que trabalha com dois receptores de luz. Quanto menor a quantidade de luz sobre o componente é enviada uma mensagem para a central do carro acionar os faróis e luzes de posição. Em ambiente claro o sistema faz com que as luzes apaguem.

 

sensor crepuscular

 

Como Funciona o Sensor Crepuscular

Pesquisando a palavra crepúsculo, pode-se ter uma certa noção para que serve.

 

crepusculo

Nada mais é do que um sensor com células fotovoltaicas que identifica a luminosidade do ambiente em que o carro está trafegando, ligando as luzes externas de forma automática, como farol e luzes de posição.

Muito útil quando, ao entrar em um túnel escuro os faróis ligam-se automaticamente sem o motorista precisar acionar.

 

Geralmente o sensor é posicionado atrás do retrovisor interno, trabalhando em conjunto com o sistema do sensor de chuva.

 

O sensor crepuscular é um sistema óptico, que trabalha com dois sensores de luminosidade. Ao variar a luminosidade sobre o sensor ele varia sua resistência para mais ou para menos, acionando o circuito que comanda o acendimento dos faróis e luzes de posição (sinaleiras) do carro.

Quando a luminosidade sobre o sensor atinge um valor abaixo de 2800lux, a central de comando do carro identifica como um local escuro e aciona os faróis e luzes de posição. Quando a luminosidade atinge um valor acima de 4500lux, o sistema do carro considera como um ambiente claro e desliga o sistema de farol e luzes de posição.

O sistema só liga abaixo de 2800lux e desliga acima de 4500lux para que o farol do carro que estiver passando no sentido oposto não faça com que o seu farol desligue ou então dê uma piscada.

 

Placas Fotovoltaicas

 

Normalmente, as placas fotovoltaicas utilizam dois tipos de silício, um combinado com Boro, para a criação do polo negativo, e outro combinado com Fósforo, para criar o polo positivo.

Em detalhes, o acréscimo de energia originada dos fótons (luz) excita os elétrons, arrancando os de ligação mais fraca, que então passam a fluir livremente do silício com mais elétrons (com Boro e carga negativa) para o silício com menos elétrons (com Fósforo e carga positiva), o que cria a corrente elétrica.

 

 

Acionamento do sensor crepuscular

 

Para que o sistema funcione de forma automática, a chave de acionamento das luzes do seu carro deve estar posicionada na opção “Auto”. Conforme imagem abaixo.

 Sensor crepuscular

Resumindo, o sensor crepuscular é um item de segurança que no Brasil se chama opcional e se paga mais caro por isso.

Quem entende um pouco de eletrônica, é só pegar um LDR ligar em um comparador de tensão e ai está o seu sensor crepuscular.

 

Vale a pena ter Sensor Crepuscular

 

Tanto o sistema com sensor crepuscular como o sistema de acionamento automático dos limpadores de para brisa, sensor de cluva, foram criados como sistemas de segurança nos veículos.

Em uma viagem, ao entrar em algum túnel, ou passar por algum lugar muito escuro, o sistema irá ligar automaticamente os faróis auxiliando não somente o motorista, mas também os outros veículos da via que conseguirão visualizar o automóvel mais facilmente.

Antigamente para que as luzes do painel do carro ligassem, o motorista precisava acionar os faróis. Assim fazia com que o motorista percebesse que não estava com os faróis e luzes de posição ligados porque não enxergava o painel.

Hoje em dia a maioria dos carros já acendem o painel mesmo durante o dia, para facilitar a leitura dos instrumentos pelo motorista. Com isso ao dirigir a noite no centro de uma cidade bem iluminada o motorista pode não perceber que não ligou os faróis e andar por um bom tempo com todas as luzes desligadas.

Com o sensor crepuscular instalado e acionado esse problema não irá ocorrer.

É um sistema de segurança que ajuda muito mais os outros motoristas do que o próprio dono do veículo.

 

 

Meu carro não tem sensor crepuscular, posso instalar?

 

Sim, esse sistema assim como o sensor de cluva pode ser instalado mesmo que o carro não venha com ele de fábrica.

Os preços podem variar entre R$ 45,00 a R$ 150,00, em média. Mais a mão de obra.

O ideal é que você procure um profissional para instalação, pois ele funciona diretamente ligado à parte elétrica do veículo.

 

 

Especificação Técnico da Sensor Crepuscular

  • Ao Entrar em Ambientes Escuros os Faróis Ligarão Automaticamente
  • Ao Sair do Ambiente Escuro os Faróis Apagarão Automaticamente
  • Não Funciona Com Funções de Travamento/Destravamento do Veículo
  • Funções Ativas Enquanto Veículo Estiver Ligado
  • Botão Liga/Desliga Para Habilitar ou Desabilitar Função
  • Possível Funcionamento Juntamente com Milha Desde Que o Milha Não Seja Conjugado Com Farol Alto/Baixo
  • Voltagem: 12V
  • Sensor de Luminosidade Fixado Através de Fita Dupla Face
  • Medidas Aproximadas da Central (CxLxA): 7,3×5,3×3,1cm
Assista ao vídeo que demonstra o funcionamento do sensor crepuscular e como realizar a instalação do sistema.

 

 

 

 

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

16 Comentários

  1. heels milf disse:

    thanks for thge info

  2. thankms for the info

  3. Jucimar disse:

    Boa tarde amigo!

    Tenho uma CRV 2010 com esse sensor e queria tapar para deixar o farol sempre ligado. Já tampei o sensor com vários materiais (Fita isolante, borracha, etc) e não funciona. Pode me dar uma dica de como fazer isso, para deixar o farol sempre ligado??

  4. Stunning story there. What occurred after? Good luck!

  5. How is the wifi quality . Can it be compared to the 3G Technology.

  6. Alexandre disse:

    Olá a todos, achei muito interessante este artigo sobre sensor crepuscular, pode parecer apenas um desabafo, mas ha muitos anos atrás eu desenvolvi um equipamento baseando-me na idéia da BMW que trazia em alguns modelos mais avançados este tipo de equipamento, então, desenvolvi a idéia eletronicamente e aperfeiçoando assim o equipamento, além do sensor trabalhar em túneis e ação crepuscular, implementei a idéia de chegar em casa e ao desligar a chave do carro, o sistema aciona ainda os faróis temporizados por mais 30 segundos para fechar a garagem, achar as chaves da porta e se desligar automaticamente. Durante alguns anos foi um sucesso…instalei em muitos FIAT dentro de uma concessionária, quando então a ganância de um "que se diz futuro sócio" se interessou pelo sistema queria investir muito em todo o país e me traiu, copiou o meu sistema e o apresentou para os contatos que ele tinha na peugeot, eles adoraram a idéia e passaram a comprar através dele e até hoje vcs sabem como está….aí…eu parei de fabricar, infelizmente eu tive a idéia…cada vez que penso nisso…fico muito chateado…mas faz parte da vida…desculpem o desabafo…ainda tenho o projeto…chama-se "night sensor", hoje desenvolvo sistema de energia solar para alimentação de residências e fabrico lâmpadas LED em 12v e lâmpadas LED para uso doméstico, http://www.novidadesweb.com.br, visitem e vejam as novidades. Obrigado pela oportunidade

  7. Rogério disse:

    Com certeza,um item de importância e que poucos sabem da sua função. Obrigado amigo pela explicação que algumas concessionárias não dão.

  8. Rogério disse:

    Com certeza,um item de importância e que poucos sabem da sua função. Obrigado amigo pela explicação que algumas concessionárias não dão.

  9. Anônimo disse:

    Muito boa a maneira como vç explicou amigo, estou comprando um Peugeot 208 e tem esse item e não sabia nem o que era…obg pela explicação…
    Abraço.

  10. Anônimo disse:

    Este equipamento é um acessorio muito encontrado nos veiculos franceses da peugeot e da citroem,seria interessante que mas veiculos possuisem este sistema pois ai teria uma manutençao barata,e que o equipamento saisse de serie nas montadoras.un excelente item de segurança veicular.

  11. Diego disse:

    Comprei um Fiat Bravo recentemente e o vendedor questionou-me quanto ao item, e eu, imediatamente, pedi que incluísse no veículo mesmo não sabendo do que se tratava.
    Hoje em dia tomei conhecimento do equipamento lendo na explicação logo acima.

    Uso-o e recomendo à todos, é muito bom!

    Abraços!

    Diego Rossini

  12. Fernanda disse:

    Olá,

    Realmente interessante seu artigo. Se todos os carros fossem adaptados com esse sensor, não teríamos mais a preocupação de lembrar de acionar os faróis dentro de túneis.
    Parabénsss! Achei original seu texto.
    Abraços, Fernanda pautajornalistica.blogspot.com